Prefeitura divulga cronograma de cursos gratuitos para qualificação profissional
Secretarias do Trabalho e de Políticas para as Mulheres oferecerão diversas opções nas áreas de mecânica, estética, gastronomia e serviços

O londrinense que está em busca de instrumentos para ampliar suas perspectivas no mercado de trabalho pode contar com a Prefeitura de Londrina. Por meio das secretarias municipais de Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) e de Políticas Para Mulheres (SMPM), o Município contratou uma série de cursos de qualificação profissional junto ao Sistema S, composto por Sesc, Senai, Sesi e Senac, e que serão executados em 2022. As duas secretarias municipais serão responsáveis pela oferta de cursos nas áreas de mecânica, estética, gastronomia e serviços.
O cronograma dos cursos que serão administrados pela SMTER já está disponível na página de Qualificação Profissional da Secretaria, no Portal da Prefeitura. Dentre as diversas opções, os treinamentos incluem técnica em vendas, cozinha brasileira, informática, gestão de finanças para micro e pequenos negócios. A SMPM também está definindo seu cronograma e, em breve, fará a divulgação das atividades, que integrará o calendário especial do Mês da Mulher.

Dois dos cursos ofertados por meio da SMTER já estão recebendo inscrições, até o dia 9 de março. Para o curso de Técnicas em Vendas, são ofertadas 25 vagas, com aulas de 21 a 25 de março no período da manhã. E para o curso “Transformando as Finanças do Meu Negócio”, as aulas vão ocorrer de 15 a 29 de março, das 19h às 22h, com 20 vagas. O link de inscrição está na página da SMTER no Portal da Prefeitura, assim como mais detalhes sobre o local das aulas e tópicos que serão abordados.
Para o secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Gustavo Santos, essa é uma conquista que precisa ser muito comemorada. “Tivemos a imensa honra em assinar a primeira contratação direta da Secretaria do Trabalho junto ao Sistema S da história. Contamos com a sensibilidade do prefeito Marcelo Belinati e do secretário de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, que atenderam nosso pedido e suplementaram nosso orçamento. Assim, conseguimos aplicar mais de R$200 mil em cursos de qualificação que serão entregues ao trabalhador londrinense. É algo histórico e que tem de ser celebrado”, pontuou.
Santos também elogiou a parceria com a Secretaria Municipal de Políticas Para Mulheres. “Temos na secretária Liange uma pessoa que está sempre na vanguarda. Ela tem transformado os serviços da SMPM e, quando nos procurou pra falar da necessidade de qualificação junto ao público dos serviços Centro de Referência de Atendimento à Mulher e do Centro de Oficinas para as Mulheres, prontamente reservamos recurso para isso. Temos um projeto juntos, o Alicerce, que já tem sido um instrumento de transformação na vida dessas mulheres e estamos convictos de que, somando essas ações à qualificação, mais oportunidades se abrirão para elas”, garantiu.
Para a secretária municipal de Políticas Para Mulheres, Liange Doy Fernandes, os cursos de qualificação profissional contribuem para a promoção da autonomia econômica das mulheres em diferentes frentes. ”Seja pela inserção das mulheres no mercado formal de trabalho ou através da oferta de técnicas e conhecimentos que possam gerar renda para seu sustento pessoal e familiar. Merece destaque essa parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda, que está sensível à intermediação da mão de obra feminina, considerando as suas especificidades”, finalizou.