Destaques

Convênio garante atendimento dentário para pessoas com deficiência

Convênio com a GETEXCEL, assinado hoje (22), garante atendimento a pessoas que não podem ser atendidas no CEO

Convênio garante atendimento dentário para pessoas com deficiência

O prefeito Barbosa Neto assinou hoje (22), durante coletiva semanal, o convênio com o Grupo de Estudo para o Desenvolvimento e Tratamento Odontológico ao Excepcional de Londrina, o GETEXCEL. Com isso, os cidadãos com deficiência (física, psiquiátrica, mental ou outras) poderão ser atendidos por especialistas, atendimentos de média ou alta complexidades, que precisam de sedação ou estabilizador.

O GETEXCEL conta com especialistas de todas as áreas da odontologia. Por meio desse convênio, o Grupo receberá R$ 5 mil mensais para, a partir de janeiro de 2012, dar inícios ao atendimento de pessoas com deficiências de Londrina e região.

Os dentistas que trabalham no grupo são voluntários, porém, segundo o prefeito Barbosa Neto, a partir do convênio, eles passaram a serem remunerados. Também, será possível contratar outros profissionais para trabalhar diariamente, durante todo o dia. “Vamos enviar, no começo do ano, o projeto de incentivo aos especialistas, como médicos e dentistas, com a inclusão de 70% de aumento no salário”.

Barbosa informou ainda que, nos próximos dias, a Secretaria Municipal de Obras realizará a reforma do GETEXCEL que, desde que foi criada, em 1993, nunca passou por uma reforma. “Todas as pessoas vão ser tratadas com dignidade. Esse projeto vai se fortalecer”.

Para o secretário municipal de Saúde, em exercício, Adilson Castro, essa ação reflete o compromisso do prefeito Barbosa Neto em resgatar a posição que Londrina sempre teve dentro da Saúde. “Londrina vai voltar a ser modelo de saúde no Brasil. Contratamos mais de 1 mil servidores para a Secretaria de Saúde, investimento na reforma das Unidades de Saúde e no atendimento de Urgência e Emergência”.

A assessora técnica de odontologia da Secretaria de Saúde, Martha Beatriz Esgaib Issa, destacou as ações realizadas na área da saúde bucal. “Ampliamos a equipe de Saúde Bucal, de 16, passamos para 20; foram contratados, mediante concurso, 12 dentistas e 17 auxiliares; estão em licitação os dois novos consultórios odontológicos para atendimento domiciliar; em breve, iniciaremos, no Centro de Especialidade Odontológica (CEO), o atendimento noturno e o laboratório de prótese, que vai ser ativado no CEO”.

Ainda de acordo com a assessora, essa parceira é fundamental, já que muitas pessoas com deficiência procuram as Unidades Básicas de Saúde (UBS), quando precisam de tratamento odontológico, e são, em seguida, encaminhadas ao CEO.  A importância desse convênio mede-se pelo atendimento especializado que a população terá no Getexcel.

Foto: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos