Prefeitura entrega 500 próteses dentárias à população
Beneficiados, com mais de 40 anos, são atendidos no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)
Durante a entrevista coletiva semanal de hoje (22), o prefeito Barbosa Neto anunciou a entrega de 500 próteses de arcadas dentárias, superiores e inferiores, para a população atendida no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). As próteses fazem parte do programa nacional “Brasil Sorridente”, custeadas pelo Ministério da Saúde.
Neste mês de dezembro, estão sendo entregues 250 próteses. Já para janeiro de 2012, o restante, 150 próteses totais (dentaduras), no valor de R$ 60 reais cada, devem ser encaminhadas para os usuários do CEO. Ao todo, 400 pessoas deverão ser beneficiadas.
No seu discurso, o prefeito Barbosa Neto destacou a importância da saúde bucal, independente da idade. “Com este pacote, vai ser possível diminuir as filas. Esse mutirão, que pode parecer pouca coisa, certamente, vai desafogar o processo. Vale lembrar que novos profissionais vão atuar na área, a partir de janeiro de 2012”, ressaltou.
O público, que receberá as dentaduras, são usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBS), com faixa etária acima dos 40 anos. Nas UBS, caso haja a necessidade de tratamento odontológico especializado, elas são encaminhadas ao Centro de Especialidades Odontológicas. É no CEO que os especialistas verificam a necessidade da prótese dentária ou não.
A assessora técnica de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde, Martha Beatriz Esgaib Issa, ressaltou a importância do projeto, que vai proporcionar mais qualidade de vida à população londrinense. “Queremos devolver um sorriso a essas pessoas, que são reabilitadas na função de mastigação. Sem contar que, esteticamente, pode possibilitar ingresso no mercado de trabalho, além de benefícios na vida social”, alertou.
O Centro de Estéticas Odontológicas de Londrina (CEO) foi o primeiro centro inaugurado no país. Localizado na avenida Duque de Caxias, 3870, o CEO presta atendimento especializado em diversas áreas, como: periodontia, endodontia, prótese, dentística, cirurgia e pacientes especiais colaboradores. Os atendimentos são feitos mediante agendamento junto à rede pública de saúde.
Ações de fortalecimento na administração Barbosa Neto:
Em outubro deste ano, o prefeito Barbosa Neto apresentou ações de fortalecimento do Programa de Saúde Bucal. Primeiramente, as equipes foram ampliadas de 16 para 20 profissionais, podendo chegar a 23, no final de janeiro, com a extensão de jornada dos profissionais envolvidos.
A segunda ação foi a extensão do horário do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) até as 22 h, com início previsto para 2012. Atualmente, o CEO funciona só até as 19h.
Uma lei do executivo, aprovada pela Câmara, também, permitiu que dentistas e técnicos de odontologia, que aderirem ao Programa Saúde da Família, possam estender a jornada de trabalho para 8 horas diárias, conforme preconiza o Ministério da Saúde. Outra medida de valorização da área foi a isonomia realizada pela atual administração. Desta forma, possibilitou, a todos os dentistas, o Adicional de Responsabilidade Técnica (ART), que corresponde a uma elevação salarial de 70%. Anteriormente, os profissionais responsáveis pela saúde bucal recebiam apenas 25%.
Fotos: Luiz Jacobs