Município apoia as atividades da 20ª Semana da Justiça pela Paz em Casa
Mobilização nacional promove diversos eventos em prol resolução de casos de violência doméstica; programação foi detalhada para o prefeito Marcelo Belinati, pela magistrada Marcia Guimarães Marques hoje pela manhã

Na manhã desta segunda-feira (7), o prefeito Marcelo Belinati recebeu, em seu gabinete, a visita da juíza Márcia Guimarães Marques, do 2º Juizado de Violência Doméstica Contra a Mulher de Londrina. O objetivo foi detalhar as atividades da 20ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, evento da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (Cevid), que terá atividades de 7 a 12 de março.
A Justiça pela Paz em Casa é uma campanha de mobilização nacional pela resolução de casos de violência doméstica. O Tribunal de Justiça do Paraná aderiu à ação, que teve início em março de 2015, sendo coordenada pela Cevid/TJPR. A campanha se tornou permanente em 2017, com uma portaria emitida pelo Conselho Nacional de Justiça. A Prefeitura, através da rede de serviços às mulheres e da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), também participa das atividades da semana.
A magistrada informou que todas as comarcas do Estado e os juizados que possuem atribuições na violência doméstica apresentam um rol de atividades além daquelas já exercidas diariamente na vara, durante a Semana da Justiça pela Paz em Casa. “As ações promovidas nesta semana também representam uma forma de promover as política públicas voltadas ao combate à violência contra a mulher, seja física, psicológica ou emocional”, apontou.
O prefeito Marcelo Belinati agradeceu a visita da juíza e se colocou à disposição para colaborar no quer for preciso, nas ações da Semana da Justiça pela Paz em Casa. “A violência contra a mulher é um problema sério no país que precisa ser combatido com políticas públicas e ações efetivas. Londrina possui uma rede de serviços que presta apoio a estas mulheres e a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, que desenvolve diversas políticas e ações voltadas à proteção da mulher de Londrina. Como amanhã é o Dia Internacional da Mulher, aproveito para deixar meus parabéns para todas as mulheres do Brasil”, ressaltou.
A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, contou que a secretaria tem realizado diversas ações no mês de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, e em conjunto com o Tribunal de Justiça, por meio do juizado de Violência Doméstica Contra a Mulher de Londrina. “Nesta semana de 7 a 12 de março, a secretaria levará também, nas ações em que for realizar, informações sobre o juizado e como é possível a mulher acessar esse serviço”, afirmou.
Programação dos eventos promovidos pelo 1º e 2º Juizados de Violência Doméstica e Familiar Contra Mulher da Comarca de Londrina:
- Dia 7 de Março – Distribuição de Material referente à Violência Doméstica no Centro de Vacinação da Zona Norte em convênio com a Prefeitura Municipal de Londrina;
- Dia 7 de Março, conversa com o Prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, sobre a semana da Justiça pela Paz em Casa;
- Dia 08 de março, lançamento de vídeo institucional do 1º e 2º Juizados com a fala de diversos profissionais a respeito do Tema Violência contra a mulher, quais sejam: Pe. Romão Antônio Martins; Dr. Marcelo José Castro, psicanalista; Dra. Gabriela Lein, psicanalista; Sra. Rosalina Batista, Presidente do Conselho Municipal da Mulher em Londrina e Membro do Conselho Estadual de Política para as Mulheres; Pastor João Marcos Martins Ribeiro da Igreja Presbiteriana;
- Dia 09 de Março – Evento em parceria com a Secretária da Mulher de Londrina, Liange Doy Fernandes;
- Dia 10 de Março, live com o Pode Rosa;
- Dia 12, sábado, a partir das 9:00 às 17:00 horas, no Colégio Estadual Professora Vani Ruiz Viesse- Zona Sul, Região Carente do Município de Londrina, será realizado um encontro em Convênio com a OAB e Conselho Municipal da Mulher. Neste dia serão realizadas ações conjuntas objetivando a concretização dos Direitos de toda natureza da mulher na nossa cidade. Serão Proferidas palestras relacionadas com diversos temas dentre eles: “Empoderamento Feminino” – fortalecimento econômico através do empreendedorismo feminino. Haverá, outrossim, distribuição de brindes e atividades de recreação com as crianças.
Programação dos eventos da Semana promovidos pela SMPM
- Dias 7 e 9 de março, 14h às 15h, Roda de Conversa – Relacionamento Abusivo, com adolescentes de 15 a 21 anos atendidos pela Epesmel. Palestrante: secretária Liange Doy Fernandes.