Mutirões de limpeza contra dengue coletaram 162,4 toneladas
Arrastões de limpeza tiveram objetivo de retirar materiais que podem ser criadouros do mosquito transmissor da dengue e limpar os fundos de vale

Durante os meses de novembro e dezembro de 2011, a Prefeitura de Londrina coletou 162,4 toneladas de materiais entre recicláveis, inservíveis e outros, em oito mutirões de limpeza em terrenos baldios, fundos de vale e casas com o objetivo de manter a cidade limpa para combater a transmissão da dengue. Todas as regiões da cidade receberam os mutirões de limpeza, incluindo a zona rural, no distrito de Lerroville. Na região sul, foram recolhidas 23,9 toneladas; na zona norte, foram 43,1 toneladas; na região oeste recolheu-se 22,7; na zona leste foram recolhidos 40,1 toneladas; na região central, foram retiradas 23,9 e no distrito de Lerroville, foram recolhidos 8,7 toneladas.
Segundo o coordenador de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Elson Belisário, os trabalhos dos mutirões terminaram dia 30 de dezembro e serão retomados assim, que for divulgado o resultado do Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRA). A secretaria coleta na próxima semana, dos dias 9 à 13 de janeiro, os dados e deve divulgar na terceira semana de janeiro, quando será definido também, onde e quantos mutirões serão feitos na cidade.
O coordenador de Endemias afirmou que aproximadamente 30% de todo o conteúdo arrecadado foi retirado de residências e os outros 70% das regiões de fundos de vale e de terrenos baldios. Cerca de 50 funcionários trabalharam em cada região. “É importante que a população atente para o descarte correto do lixo, porque jogá-lo em terrenos baldios ou fundos de vale não resolve o problema, porque o mosquito transmissor da dengue tem projeção de voo de cerca de 300 metros, o que aumenta as chances de transmissão da doença para aqueles que residem próximos a estas áreas”, explicou Elson Belisário.
Os materiais recolhidos durante a limpeza são divididos. Os objetos recicláveis são depositados em sacos verdes, recolhidos pelas cooperativas de reciclagem; os rejeitos em sacos pretos, que são encaminhados para Central de Tratamento de Resíduos (CTR), e os materiais inservíveis serão recolhidos pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização, CMTU, e encaminhados à Central de Logística Reserva.
Os mutirões fazem parte do projeto “É Londrina no combate à Dengue” e são desenvolvidos através da integração entre as secretarias de Saúde, Agricultura e Abastecimento, Meio Ambiente (Sema), Obras e Pavimentação; da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e da Defesa Civil.
Contratação de agentes de endemias
O coordenador de Endemias, Elson Belisário, afirmou que em 2012 serão contratados através de concurso público 260 agentes municipais de endemias. Segundo Belisário, a contratação dos novos servidores públicos diminuirá a rotatividade dos funcionários, o que vai aumentar a qualidade do serviço prestado, porque os profissionais terão mais familiaridade com as tarefas desenvolvidas.