Prefeitura lança Observatório do Mercado de Trabalho em Londrina
Programa disponibiliza estudos e realiza pesquisas comparativas sobre mercado de trabalho
O prefeito Barbosa Neto lançou hoje (11), durante coletiva semanal, o Programa Observatório do Mercado de Trabalho de Londrina (OMT-LD). O programa será desenvolvido pela Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda, como proposta de assessoramento técnico dedicado à promoção do conhecimento sobre o mundo do trabalho e a legislação trabalhista.
O objetivo é criar um espaço para difundir informações sobre o mercado de trabalho londrinense. Serão postados, no site da prefeitura, boletins diários, semanais, mensais e resultados de estudos comparativos entre Londrina e as diversas regiões e cidades do Brasil.
A secretária municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Neiva Vieira, explicou que “o programa pretende sistematizar dados que já existem do IBGE, IPARDES, DIEESE, CAGED, apresentar textos assinados, estudos, pesquisas e análises, receber e conceber um fluxo de notificação sobre acidentes de trabalho, cota de aprendizes e de pessoas com deficiência e as especificações sobre a tipologia das empresas por região”.
A ideia do projeto é realizar uma radiografia do mundo do trabalho em Londrina, expondo características locais, vocação e potencialidades, estruturar um perfil social, econômico e cultural do trabalhador e das vagas de trabalho disponibilizadas, assim como lacunas e problemas existentes na área.
Barbosa Neto falou sobre a utilidade do observatório para os diversos segmentos sociais. “Desde o empresário que sonha em montar seu empreendimento até as pessoas que querem se qualificar ou que estão desempregadas vão poder consultar no sistema, através da internet, e saber quais regiões precisam de determinada atividade. É uma ferramenta fantástica”, ressaltou.
A Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda ficará responsável pelo programa, pela obtenção e sistematização de dados e pela análise da situação do mercado de trabalho. Os resultados serão utilizados como subsídio de planejamento e tomada de decisões pela Secretaria do Trabalho e outros órgãos municipais, como o Conselho Municipal do Trabalho Emprego e Renda e instituições públicas e privadas.
Em aproximadamente 20 dias, o observatório do mercado estará disponível no Portal da Prefeitura de Londrina www.londrina.pr.gov.br e terá atualização constante dos dados.
Foto: Vivian Honorato