Jardim Sabará III ganha Centro Municipal de Educação Infantil
Centro de Educação vai atender 200 crianças da região; recursos são procedentes do programa ProInfância, do MEC
O prefeito Barbosa Neto assinou hoje (11), durante coletiva semanal, a ordem de serviço para a construção do Centro Municipal de Educação Infantil no jardim Sabará III, na região oeste.
O CEI é o 4º a ser construído pela Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância), do Ministério da Educação (MEC), e será implantado na esquina das ruas Soiti Taruma com Manoel Borges Leão.
O centro de educação infantil vai ter capacidade para atender 200 crianças em tempo integral. Está prevista a construção de 1.118,48 metros quadrados, sendo que o terreno mede 4.740,49 metros quadrados. O valor da construção está estimado em R$ 1.627.926,95 e a empreiteira responsável é a Kurunczi Engenharia e Construções Ltda. A previsão de conclusão da obra é de 10 meses.
Barbosa Neto lembrou que investimento na educação é prioridade em seu governo. “Nós começamos a fornecer merenda escolar para entidades filantrópicas, aumentamos o valor do repasse por criança, que estava parado há quase oito anos, estamos aumentando o número de vagas e construindo novos CMEIs, aumentamos o salário base dos professores e contratamos novos profissionais da educação, mediante concurso”, disse.
Para o vereador Sebastião dos Metalúrgicos (PDT), o bairro estava esquecido pelos antigos governantes e agora começa a receber investimentos importantes em favor dos moradores. “Estamos aqui, desde 1984, e não lembro de um prefeito ter vindo aqui, trazendo melhorias para a região. Estou contente pelo prefeito estar investindo aqui”, afirmou.
O projeto de instalação da CMEI segue os padrões estipulados pelo ProInfância, com a construção de seis salas para educação infantil, sala de leitura e multiuso, de laboratório de informática, área administrativa, dois berçários, lactário, anfiteatro, cozinha, refeitório, vestiário, rouparia, lavanderia, despensa, sanitários com adaptação para deficientes, playground e estacionamento.
Através do programa ProInfância, a Secretaria Municipal de Educação está finalizando a construção de outros três Centros de Educação Infantil. O primeiro está localizado na rua Carmem Batista, no Conjunto Maria Celina, zona norte. O segundo fica na antiga Vila Matos, ao lado da Rodoviária. O terceiro está na rua Salim Sahão, no Jardim Alto da Boa Vista. São mais 600 vagas. Os valores investidos com a ajuda do FNDE, nos quatro novos centros, somam R$ 6.526.109,69.
Outras ações
Além dos quatro CMEIs, em fase de construção com recursos do FNDE, a gestão Barbosa Neto, atualmente, está construindo, ampliando ou reformando sete Centros Municipais de Educação Infantil: CMEI do Jardim Leonor para atender 128 crianças; Centro de educação Marli Marques Agostinho, em Guaravera; centros de convivência nos jardins Horizonte 2 e Vista Bela, que serão utilizados como Centro de Educação Infantil, cada um deles vai gerar 200 vagas; Centro Municipal de Educação Infantil Nissia Rocha Cabral, no conjunto Cafezal; Centro Municipal de Educação (CMEI) Durvalina Pereira, no jardim Marabá, na região leste; reforma e ampliação do CEI Aracy Soares, no conjunto Oscavo Gomes dos Santos, na região sul.
Para 2012, o município prevê a ampliação de outros três CEIs, sendo dois na zona sul e um na norte. Com a ampliação do CEI Milton Gavetti, do Aracy Soares e do Jurema Canziani, a cidade terá mais 60 vagas disponíveis. Além dessas, está prevista a criação de mais 750 vagas, distribuídas em novos espaços. A meta é ampliar, em 2.175 vagas, o ensino infantil,até 2.013.
Fotos: Vivian Honorato