Destaques

Guarda Municipal divulga balanço da fiscalização da lei de poluição sonora

No primeiro final de semana da fiscalização, nove motocicletas foram flagradas com ruídos acima do permitido que é 99 decibéis

Durante o último fim de semana, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS), realizou as primeiras ações de fiscalização da Lei Municipal nº 13.289/2021, que instituiu o controle da poluição sonora veicular no município. As atividades aconteceram na noite da última sexta-feira (18) e na tarde de domingo (20). Dezenas de condutores foram parados em uma blitz montada pela Guarda Municipal de Londrina. Entre os fiscalizados, nove motociclistas foram autuados pelo fato das suas motocicletas apresentarem ruído acima do permitido, que é 99 decibéis.

Foto: divulgação GM

O procedimento de fiscalização é composto por duas etapas, sendo a primeira quando o agente afere, por meio de um decibelímetro, o nível de ruído do ambiente, e em seguida o nível de ruído emitido pelo veículo fiscalizado. Durante a tarde de domingo, as equipes da GM intensificaram a fiscalização nas imediações da barragem do lago Igapó.

Foto: divulgação GM

Outros serviços – Ainda no fim de semana, os agentes da Guarda Municipal de Londrina atenderam ao protocolo institucional e prestaram apoio à segurança de Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil nos anos de 2003 a 1º de janeiro de 2011. A GM participou da operação e da escolta da comitiva até o assentamento Eli Vive, no Distrito de Lerroville, zona sul de Londrina. A operação teve início às 8h e foi concluída às 16h, sem registro de incidentes.

No domingo (20), uma equipe da Guarda Municipal flagrou um motociclista transitando por cima do canteiro central na Avenida Henrique Mansano, esquina com Avenida Winston Churchil (zona norte). O condutor recebeu voz de abordagem e após a checagem no sistema foi constato que havia débitos relativos às multas e licenciamentos não pagos. Por conta do flagrante, a equipe lavrou o auto de infração de trânsito e fez o recolhimento do veículo ao pátio municipal.

Ainda no domingo, uma equipe da Guarda Municipal visualizou um carro em estado de abandono na Avenida Dez de Dezembro, causando perigo para quem passava pelo local. Imediatamente foi feita sinalização e consultada a placa no sistema. Na sequência, foram identificados débitos em licenciamentos anteriores. Diante do fato, o veículo foi encaminhado para o pátio municipal.

Já a Patrulha Rural da Guarda Municipal atendeu um chamado de perturbação do sossego, no Distrito de Guaravera (zona rural). No local, um casal estava brigando, sendo que a mulher estava com uma faca tentando contra a vida do ex-companheiro. Ela também proferiu ameaças contra a equipe da GM. Os guardas municipais utilizaram técnicas de imobilização e conseguiram neutralizar a ameaça. As partes foram encaminhadas para delegacia de plantão.

Aplicativo 153 cidadão – A Guarda Municipal de Londrina atende as ligações recebidas pela central telefônica 153 diariamente, 24 horas. A instituição disponibiliza também o aplicativo 153 Cidadão, para facilitar o registro de ocorrências. A ferramenta está disponível para todos os celulares com sistemas Android e iOS.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos