Destaques

Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina retorna para sua 60ª edição

Prefeito Marcelo Belinati participou, nesta sexta (1°), da abertura do evento, adiado em 2020 e 2021 por conta da pandemia

Após 712 dias desde a última edição, foi lançada na tarde desta sexta-feira (1°) a Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina – ExpoLondrina 2022. A solenidade de abertura reuniu diversas autoridades do Paraná e contou com a presença do prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, juntamente com o presidente da Sociedade Rural do Paraná (SRP), que é a organizadora do evento, Antônio Sampaio.

Foto: Vivian Honorato/NCom PML

Este ano, a ExpoLondrina chega a sua 60ª edição, tradicionalmente sediada no Parque de Exposições Ney Braga pelos próximos dez dias. O evento, considerado um dos maiores da América Latina, foi adiado nos anos de 2020 e 2021 por conta da pandemia do novo coronavírus. Com isso, além de comemorar o aniversário de 60 anos da ExpoLondrina, esta edição marca o retorno do público, dos produtores rurais, pesquisadores, empresários e demais interessados no setor agropecuário.

Para o prefeito Marcelo Belinati, é uma alegria muito grande poder participar da 60ª ExpoLondrina, após dois anos de muitas dificuldades e perdas. “Foram anos muito difíceis, não só para Londrina mas para o Paraná e todo Brasil. Lamentamos, infelizmente, a perda de tantas vidas em razão da pandemia. Mas esse é o momento em que pudemos retomar um evento que movimenta, aproximadamente, 500 mil pessoas; gera em torno de 9 mil empregos diretos e indiretos, e movimenta negócios na ordem de R$600 milhões; ou seja, esse é um evento que influencia toda a economia da cidade”, elencou.

Foto: Vivian Honorato/NCom PML

Marcelo destacou que a ExpoLondrina é um dos maiores eventos do Brasil e América Latina, acarretando em uma movimentação econômica que não se limita ao agronegócio, mas que beneficia os setores gastronômicos, hoteleiros, prestação de serviços e vários outros. “Para nós isso é uma grande honra. Parabenizo e agradeço os diretores, presidentes e conselheiros da Sociedade Rural do Paraná, que trabalham para fazer essa grande festa acontecer. Em nome de Londrina, meu muito obrigado à SRP”, citou.

O prefeito também lembrou da importância de a população, seja para visitar ou trabalhar na feira, manter os cuidados de prevenção contra a Covid-19. “Hoje, o uso de máscara, que é o principal item de segurança, é facultativo. Eu continuo utilizando e pedimos que as pessoas continuem utilizando e se protegendo, dentro do possível. É fundamental manter os cuidados, pois a pandemia não acabou. A positividade diminuiu muito, mas o vírus ainda está em circulação, e o que a gente pede é que as pessoas continuem tendo cuidado”, reforçou.

Foto: Vivian Honorato/NCom PML

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, que representou o governador Ratinho Junior, a ExpoLondrina marca o calendário do Estado e, dentre outras características, é composta por uma ampla grade de eventos técnicos. “Vocês prestigiam e valorizam isso, sempre, envolvendo parceiros, expositores, criadores, indústria, comércio e serviços. Trazem gente aqui para discutir temas relevantes, e aplaudo isso. E trazem uma bela grade de shows e eventos, retomando aos poucos a vida, e com cuidados. Desejo que a feira seja boa, construtiva, faça negócios e cumpra com sua função de aproximar cidade e campo, comprador e vendedor, agricultores e inovação”, elogiou.

Foto: Vivian Honorato/NCom

Abrindo a ExpoLondrina 2022, o presidente da Sociedade Rural do Paraná, Antônio Sampaio, agradeceu todas as autoridades pela presença e lembrou que os dois anos em que o evento foi adiado representaram um momento único e inesperado na história da feira agropecuária. “Agora daremos início, finalmente, à 60ª edição da ExpoLondrina. Algumas coisas mudaram, como os leilões virtuais, mas em síntese a feira se mantém. Também temos, dentre as novidades, a ênfase na tecnologia, algo que vem crescendo nesses anos todos e, na pandemia, mais ainda. A ExpoLondrina reflete a atividade agropecuária do Estado e estamos bastante animados com isso. A pandemia não foi tão intensa para o agro como foi em outros setores, porém não faltam problemas. E o que temos que fazer é identificar os problemas, trabalhar e se preparar para enfrentá-los, não há outra forma de fazer”, citou.

O Quinteto de cordas da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (OSUEL) executou o hino nacional durante a abertura da 60ª ExpoLondrina, acompanhados da soprano Elisângela Garcia. E, logo após a solenidade, houve a inauguração do Hub de Inovação do Agro, instalado no primeiro Parque Tecnológico Agro do Brasil, o SRP Valley.

Do secretariado municipal, participaram do lançamento da ExpoLondrina 2022 o chefe de Gabinete da Prefeitura, Moacir Sgarioni; os secretários municipais do Trabalho, Emprego e Renda, Gustavo Santos; de Saúde, Felippe Machado; Defesa Social, coronel Pedro Ramos; Política para as Mulheres, Liange Doy Fernandes; do Idoso, Andrea Ramondini; do Ambiente, Ronaldo Siena; e de Agricultura e Abastecimento, Régis Choucino.

Compareceram também os presidentes da Fundação de Esportes de Londrina, Marcelo Oguido; da Companhia de Habitação de Londrina, Luiz Cândido; da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização, Marcelo Cortez; da Londrina Iluminação, Cláudio Tedeschi; da Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento, Luciano Khul; da Acesf, Péricles Deliberador; mais o procurador-geral do Município, João Luiz Esteves.

A solenidade contou ainda com a presença do prefeito de Cambé, Conrado Scheller; deputados federais Luísa Canziani e Pedro Lupion; os deputados estaduais Luiz Claudio Romanelli; Tiago Amaral; Tercilio Turini; Cobra Repórter; vereadores e outras autoridades de Londrina, Cambé e do Paraná.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Fechar
Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos