Secretaria de Saúde vacina contra gripe mais de 3.600 pessoas no sábado
A partir de hoje (4), idosos e profissionais da saúde podem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para receber a vacina contra o vírus Influenza

Na manhã desta segunda-feira (4), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou o balanço da vacinação contra gripe, realizada no último sábado (2), no Centro de Imunização da Zona Norte (CCI Norte). Das 7h às 19h, foram imunizadas 3.422 pessoas com mais de 60 anos e outros 192 profissionais da saúde. A ação deu início à Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe em Londrina.
A partir de hoje (4), a vacinação acontece, de forma descentralizada, nas Unidades Básicas de Saúde. Os idosos e os profissionais de saúde, que não foram ao CCI Norte, devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência. Quem não souber o endereço pode conferir no site da Prefeitura de Londrina (clique para ver a lista de UBS). Não é preciso agendar horário para receber a vacina da gripe nas UBS.
A vacina aplicada durante a campanha é trivalente, que protege contra os três tipos de cepas virais mais comuns no Brasil. São elas: H3N2 Darwin, (causadora da epidemia de janeiro); H1N1 (que é a mais conhecida) e a Victoria B. Ela é produzida pelo Instituto Butantan.

Em Londrina, estão aptos a receber a imunização contra o vírus Influenza 102.577 idosos e 22.252 trabalhadores da saúde. Para facilitar ainda mais o acesso e dar agilidade à vacinação, os hospitais e clínicas médicas de grande porte estão liberados para aplicarem, em suas dependências, as doses contra gripe em seus funcionários que são da área da saúde, como médicos, enfermeiros e auxiliares. Este ano, os trabalhadores da saúde devem receber (junto com a vacina da gripe) a primeira dose da vacina contra o sarampo.
Campanha de vacinação – Até sexta-feira passada (1º), o Ministério da Saúde havia entregado 26 mil doses do imunizante para Londrina, mas o município deve continuar recebendo novas no decorrer da campanha, que encerrará somente em 3 de junho de 2022. Neste ano, a vacina contra a gripe pode ser aplicada junto com a vacina contra a Covid-19. Porém, as pessoas que positivaram para a Covid-19 precisam esperar quatro semanas, a contar do início dos sintomas ou da confirmação da doença para receber a vacina.
Ao todo, em Londrina, mais de 221 mil pessoas estão em um dos grupos prioritários e devem ser vacinadas contra a gripe. Entre elas estão os idosos (102.577 pessoas); trabalhadores da saúde (22.252); crianças de 6 meses a 4 anos de idade (30.910); gestantes (4.812); mulheres em período de pós-parto (791); professores (9.847); pessoas com comorbidades (20.384); pessoas com deficiência (16.764) e população privada de liberdade e adolescentes com medidas socioeducativas (3.319).
Após a vacinação dos idosos e profissionais da saúde, a segunda etapa da campanha chamará as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). A expectativa é que isso aconteça a partir de 30 de abril, quando o Governo Federal deve realizar o “Dia D de Vacinação contra a Gripe” em todo o território nacional. No caso exclusivo das crianças será preciso esperar o intervalo de 15 dias entre a vacina da gripe e da Covid-19. Nas demais idades, as vacinas podem ser aplicadas concomitantemente.