Prefeito pede pressa na aprovação do Cine Augustus
Barbosa Neto lamentou o acidente com Ouro Verde e pede aos vereadores que agilizem o projeto do Cine Augustus, para que seja espaço alternativo para agenda cultural
O prefeito Barbosa Neto lamentou a fatalidade com o Cine Teatro Universitário Ouro Verde e disse que vai se empenhar em buscar recursos nos governos estadual e federal para a recuperação deste importante patrimônio histórico e cultural brasileiro. O prefeito afirmou que não é Londrina quem perdeu o teatro, mas a “cultura brasileira”.
Além da articulação em busca de recursos, o prefeito, em reunião hoje às 6h30, com o secretariado municipal, em seu gabinete, pediu aos vereadores que agilizem a aprovação do Cine Augustus, localizado no calçadão, no centro da cidade, que poderá ser espaço alternativo para as apresentações culturais que estavam previstas para acontecer no Ouro Verde.
Conforme o secretário de Cultura, Leonardo Ramos, o Ouro Verde era a única sala pública de apresentação da cidade e neste momento a cidade vai precisar de um espaço alternativo, como é o Cine Augustus.
Outra frente determinada pelo prefeito, na reunião, é a retomada da licitação para a primeira fase do Teatro Municipal. De acordo com Ramos, após a publicação de termo aditivo pelo Ministério da Cultura, que deve acontecer nos próximos dias, a prefeitura conseguirá fazer a licitação.
Cine Augustus
Inaugurado em 19 de setembro de 1963 com o filme “El-Cid”, o Cine Augustus foi a primeira sala do Brasil a contar com projeção 70mm, que permitia uma imagem mais nítida na tela de 20 metros de comprimento e 19 de largura. Cerca de 1.500 pessoas acomodavam-se confortavelmente nas poltronas do local, apreciando uma estrutura cinematográfica importada da Itália.
Após a aprovação pela Câmara do espaço para o município, a Prefeitura vai promover a criação de uma sala cênica, recolocação de poltronas e tratamento acústico para o ambiente, dando condição para ser utilizado como teatro e sala de espetáculo.