Agricultura familiar vai fornecer produtos para rede municipal
Londrina se alinha ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que determina o repasse de 30% dos recursos para a compra da agricultura familiar
O prefeito, Barbosa Neto, e a secretária municipal de Educação, Karin Sabec, assinaram o contrato de fornecimento de hortifruti e frutas cítricas para a merenda escolar, com representantes de duas cooperativas de agricultores familiares de Londrina e região. A solenidade de assinatura foi realizada hoje (1), durante a entrevista coletiva semanal do prefeito, na rodovia João Mendes, estrada que liga Lerroville a Tamarana.
Pelo contrato, a Cooperativa Solidária de Produção, Comercialização e Turismo Rural da Agricultura Familiar do Norte do Paraná (Coafas), irá fornecer para a merenda escolar produtos hortifruti, enquanto a Cooperativa dos Fruticultores de Nova Colina e Região (Nova Citrus) fica responsável pelas frutas cítricas.
O contrato prevê o fornecimento de 632 toneladas de alimentos por ano, com investimentos estimados em R$ 1.112.320,00. Serão atendidas 79 escolas da rede municipal de ensino, rural e urbana, além de 11 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e 66 entidades filantrópicas.
A Coafas é formada por 96 famílias, já a Citrus por oito. O contrato ainda prevê investimentos de R$ 9 mil por família de cada cooperativa. Os alimentos têm os preços estabelecidos pela tabela da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Durante a coletiva, o prefeito falou sobre a importância do homem do campo para o desenvolvimento da região e do trabalho realizado em equipe. “Isso demonstra que as ações não são realizadas do dia para a noite, mas fazem parte de um trabalho em conjunto. Além disso, essas ações mostram a importância do homem do campo e de seu trabalho. O PNAE vai ajudar não só na geração de emprego e distribuição de renda para essa população, mas principalmente vai incentivar a solidariedade”, afirmou Barbosa Neto.
A medida, inédita, ajusta o município ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que determina o repasse de 30% de seus recursos para a compra de alimentos provenientes da agricultura familiar. Desde o início da gestão Barbosa Neto, em maio de 2009, a Secretaria Municipal de Educação vem orientando as famílias para sua organização em cooperativas e para a apresentação de documentos necessários para a assinatura desse contrato.
A secretária de Educação afirmou que poucas cidades do Brasil se ajustaram ao PNAE até o momento. “Hoje, é um dia de vitória para nós, porque estamos à frente não só da região de Londrina, mas de todo país. Estava em Brasília, ontem, falando com os representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e temos, aproximadamente, 60 municípios no Brasil que conseguiram, efetivamente, implantar os 30% de agricultura familiar”, disse Karin Sabec.
De acordo com o prefeito, Barbosa Neto, a organização dos agricultores familiares em cooperativas é a grande conquista desse ato. “Além de gerar renda para a economia local e promover mais empregos, os agricultores se fortalecem para aumentar sua produção”, destacou o prefeito. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento foi parceira da Educação na divulgação e articulação dos agricultores.
Fotos: Luiz Jacobs