Destaques

Prefeito Barbosa Neto entrega duas composteiras

O objetivo do projeto é dar destino correto ao lixo orgânico produzido nas escolas municipais

O objetivo do projeto é dar destino correto ao lixo orgânico produzido nas escolas municipais

O prefeito Barbosa Neto e a secretária municipal de Educação, Karin Sabec, entregaram hoje (9), às 9h, a 17ª composteira na Escola Municipal Dalva Fahl, localizada na rua Serafim França 104, jardim Três Marcos, região sul de Londrina. Às 16h30, a Escola Municipal Maria Tereza Amâncio, que fica na rua Midori Koga, 486, jardim Santa Rita VI, região oeste, também será completada pelo projeto da compostagem.

A supervisora da Escola Municipal Dalva Fahl, Elaine Sola Pozzobon, explicou que todos os 243 alunos terão acesso à composteira, o que os estimula no aprendizado. “O projeto abrange desde a educação infantil até a 5ª série. As crianças se mostram curiosas em saber mais sobre a reciclagem e a compostagem, porque quanto mais prática elas têm, mais atenção elas prestam ao conteúdo ensinado em classe”, disse a supervisora. Com as inaugurações de hoje, serão 18 escolas participantes do programa. As composteiras são espaços onde os resíduos orgânicos como, por exemplo, restos de alimentos crus, cascas de ovos e borras de café são colocados junto com uma mistura de serragem, palha seca e terra. O objetivo é criar adubo para as escolas, ajudar na redução do lixo orgânico e conscientizar os estudantes sobre os cuidados com a preservação do meio ambiente.

A supervisora da Escola Municipal Dalva Fahl, Elaine Sola Pozzobon, explicou que todos os 243 alunos terão acesso à composteira, o que os estimula no aprendizado. “O projeto abrange desde a educação infantil até a 5ª série. As crianças se mostram curiosas em saber mais sobre a reciclagem e a compostagem, porque quanto mais prática elas têm, mais atenção elas prestam ao conteúdo ensinado em classe”, disse a supervisora.

A aluna da 4ª série, Caroline Emmendor, disse que está contente em ter o projeto em sua escola e que o conhecimento sobre a importância da reciclagem já vem de casa. “Meus pais já separam o lixo em casa e achei muito legal ter composteira na escola, porque, ao invés de jogar o lixo fora, a gente coloca ali e forma o adubo para as plantinhas”, afirmou.

Para o prefeito,  projetos de conscientização ambiental como este são necessários para o desenvolvimento de uma cidade mais sustentável. “Através da conscientização das crianças, formamos adultos que vão cuidar do meio ambiente, vão dar o destino correto ao lixo reciclado e ao orgânico. Parece algo pequeno, mas, com ações como esta, vamos melhorar o futuro das crianças e da cidade”, afirmou. Para o prefeito,  projetos de conscientização ambiental como este são necessários para o desenvolvimento de uma cidade mais sustentável. “Através da conscientização das crianças, formamos adultos que vão cuidar do meio ambiente, vão dar o destino correto ao lixo reciclado e ao orgânico. Parece algo pequeno, mas, com ações como esta, vamos melhorar o futuro das crianças e da cidade”, afirmou.

O projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e, segundo Karin Sabec, é uma ferramenta utilizada para desenvolver conceitos de preservação ambiental e reaproveitamento dos restos de comida da merenda escolar, transformados posteriormente em adubos.

Fotos: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos