Destaques

Rede Municipal inicia ano letivo em Londrina com mais de 43 mil estudantes matriculados

Escolas passaram por melhorias, ações de conscientização e segurança são feitas e mais de 200 professores serão contratados

As aulas na rede municipal de ensino foram retomadas em Londrina nesta quinta-feira (5), marcando o começo do ano letivo de 2026 para as 88 escolas, 33 Centros Municipais de Educação (CMEIs) e 64 Centros de Educação Infantil (CEIs) filantrópicos conveniados com a Prefeitura. Ao todo, 43.186 alunos matriculados começam a frequentar suas unidades escolares, sendo 33.388 em escolas municipais e 9.798 nos Centros de Educação Infantil municipais e conveniados. Como as matrículas continuam sendo realizadas, a projeção é alcançar o total de cerca de 46 mil alunos até o final de março.

E o quadro de professores inicia com 6.933 profissionais atuando, além de 900 professores de apoio, totalizando 7.833 profissionais diretamente no atendimento às unidades escolares. Nesta semana, o prefeito Tiago Amaral anunciou que fará a contratação de mais de 200 novos professores por concursos públicos vigentes.

A nova secretária municipal de Educação, Thatiane Araújo, que assumiu a pasta nesta semana, visitou hoje (5) a Escola Maestro Roberto Pereira Panico, na zona leste, para dar boas-vindas aos alunos, professores, diretores e toda a comunidade escolar. Antes de ocupar a titularidade da SME, ela era diretora desta unidade.

Foto: Emerson Dias / N.Com

Estendendo o desejo de bom início de aulas a toda a rede municipal, Araújo frisou que as perspectivas são as melhores para 2026. “O objetivo do nosso trabalho é garantir uma acolhida com responsabilidade e muito carinho a todos. A Prefeitura conta com planejamento organizado e consistente para atender às demandas de todas as escolas. Estamos atuando para alcançar resultados ainda melhores na educação da rede municipal, corrigindo dificuldades, seguindo com o que está dando certo e acertando pontos que podem melhorar. O prefeito anunciou mais contratações de professores para fortalecer as equipes, o que é ótimo para o cenário. E o diálogo permanente com toda a rede é essencial para proporcionarmos retornos e resultados de alta qualidade”, afirmou.

Sobre a entrega de uniformes e materiais escolares, a secretária tranquilizou as famílias, reforçando que a maior parte dos kits já foi entregue às unidades. “Tivemos algumas dificuldades logísticas na questão do fornecimento, mas os itens remanescentes estão sendo entregues. Os pais terão os kits completos ainda neste começo de ano letivo. Lembrando que esta é a primeira vez que os kits de verão e de inverno são entregues juntos. O nosso foco sempre é atender e cuidar das crianças com o melhor que temos a oferecer”, disse.

Foto: Emerson Dias / N.Com

Antes do início das aulas, na semana passada, os profissionais da rede municipal participaram de atividades formativas, como ocorre regularmente. Uma atividade foi voltada para diretores e coordenadores pedagógicos, enquanto os professores estiveram em prática pedagógica, alinhando suas atribuições ao planejamento da SME para 2026.

Uniformes e materiais – Todas as 185 escolas integrantes da rede municipal seguem recebendo seus kits de uniformes, e 70% do volume de jaquetas, calças, camisetas de manga longa e bermudas componentes do conjunto foram entregues até agora. Como parte dos fornecedores entraram em férias coletivas no final de 2025, houve atraso na conclusão da produção. E as unidades foram atendidas com 50% das camisetas de manga curta.

As entregas prosseguem nesta e na próxima semana, com conclusão prevista do restante das peças até 12 de fevereiro. Já os kits de inverno devem estar todos em mãos das famílias até a última semana de fevereiro. O montante investido na aquisição dos uniformes é de R$ 4.464.282,15.

Foto: Emerson Dias / N.Com

Esta é a primeira vez que ocorrem, concomitantemente, as entregas dos kits de verão e de inverno. A orientação às famílias que precisarem de trocas de peças por conta de tamanhos incorretos, falta de itens ou falha nas roupas é para que entrem em contato com as unidades escolares; as providências necessárias serão tomadas pelas equipes gestoras junto à Gerência de Materiais da Secretaria Municipal de Educação (SME).

Quanto aos materiais escolares, a Prefeitura investiu R$ 2,6 milhões para o ano letivo de 2026. O conjunto conta com cadernos (de linguagem, caligrafia, cartografia e quadriculado), canetas esferográficas, canetas hidrográficas, bloco de desenho, pasta polionda, gizão, giz de cera, lápis de cor (jumbo e grande), estojo escolar, massa de modelar, tinta guache, tesoura escolar, régua plástica, lápis grafite (jumbo e n° 2), cola branca, borracha, compasso, esquadro, transferidor, e apontador com depósito.

A SME distribui os lotes entre as unidades escolares de acordo com o número de alunos matriculados e faixas etárias. Alguns dos itens ainda estão em fase de entrega pelos fornecedores, sendo respeitados os prazos contratuais, e a previsão de início de entrega da demanda remanescente é para os próximos dias. A distribuição ocorre conforme o número de matrículas informadas pelas escolas, sendo que existe ainda um percentual de alunos que terão suas matrículas efetivadas nas próximas semanas para atualização dos lotes.

Foto: Bruno Amaral / SMDS

Segurança nas escolas – Durante o período de volta às aulas, a Guarda Municipal segue reforçando a segurança no entorno das unidades escolares da área urbana e rural, com a intensificação do patrulhamento ostensivo e preventivo nos horários de entrada e saída dos alunos, tanto no período matutino quanto no vespertino. As ações seguem um planejamento prévio elaborado pelo setor de Planejamento Operacional da instituição, garantindo a presença estratégica das equipes, com foco na prevenção de ocorrências e na promoção de um ambiente mais seguro para estudantes, pais, professores e colaboradores das escolas.

Paralelamente, as equipes da Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC) também estão atuando de forma preventiva e educativa, reforçando a presença nas escolas e realizando a entrega de materiais informativos aos pais e responsáveis, com orientações sobre os perigos da internet e a prevenção ao uso de drogas.

Esses temas serão aprofundados ao longo de 2026 durante o ciclo do programa Palestra nas Escolas, que será desenvolvido em todas as unidades da rede municipal. Esse primeiro contato tem como objetivo conscientizar os responsáveis, fortalecendo o diálogo dentro das famílias e estimulando a orientação dos alunos desde os primeiros dias do ano letivo.

Escolas receberam melhorias – Como preparativos para o começo do ano letivo, a Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou trabalhos para aprimorar as condições das unidades escolares. Várias escolas receberam serviços de limpeza, capina, pintura, reparos de telhado, entre outras manutenções e adequações, atendendo unidades nas áreas urbana e rural de Londrina, conforme a necessidade de cada uma. Outras escolas ainda serão atendidas pela SME.

Foto: Divulgação / CMTU

Operação Volta às Aulas – Nesta semana, com o retorno das aulas, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) lançou a “Operação Volta às Aulas 2026”. A iniciativa, cuja programação contempla unidades de ensino em diversas regiões da cidade, tem como objetivo prevenir o registro de sinistros e conscientizar a comunidade escolar para um trânsito mais seguro e humanizado.

As abordagens colocam em foco os principais fatores que colocam em risco a integridade de crianças e adolescentes no entorno das instituições de ensino. Assim, as ações incluem entrega de material educativo e orientações sobre a importância das faixas de pedestre, uso do cinto de segurança e dispositivos de retenção, como a cadeirinha e o assento de elevação. Outro ponto é a utilização correta das vagas exclusivas e de embarque e desembarque e, ainda, para a parada em fila dupla, entre outras situações.

Ao término da programação, a CMTU dará início ao projeto “Agente Amigo da Escola”, que durante todo o ano letivo terá ações educativas e de fiscalização no entorno de centros de educação infantil, escolas municipais, colégios estaduais, instituições particulares e universidades.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos