Agências do Sine devem ser reabertas até segunda-feira
Empresa contratada atrasa salários, funcionários terceirizados fazem greve e prejudicam o atendimento diário
A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) espera normalizar a abertura das agências do Sistema Nacional do Emprego (SINE) ,até a próxima segunda-feira. Desde a última quinta-feira (8), está sem prestar atendimento ao público. Cerca de 600 pessoas deixam de ser atendidas, diariamente. A SMTER está reprogramando os dias das pessoas que tinham agendado a entrada do Seguro Desemprego.
Além deste, outros serviços importantes como a recepção de vagas das empresas e cadastramento de currículos deixaram de ser realizados pelas agências instaladas em três locais da cidade: rua Prefeito Hugo Cabral, nº 301; Terminal Urbano, na rua Benjamin Constant e Terminal Rodoviário, na avenida Dez de Dezembro, nº 1.830.
O motivo do fechamento das agências é a greve dos funcionários terceirizados da empresa Brasilserv Transportes e Serviços Ltda,, em protesto contra o atraso no pagamento de salários. A empresa é contratada da Prefeitura Municipal de Londrina para operacionalizar o Programa de Seguro Desemprego no município.
Para a secretária municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Neiva Vieira, a suspensão dos serviços do Sine causa um impacto negativo ao município. “Além de a população ficar prejudicada, pela falta de serviços essenciais, o não cumprimento de metas pode acarretar perda de valores nas verbas a serem recebidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego”, alerta.
Segundo Neiva Vieira, com a paralisação do serviço, a empresa Brasilserv deixa de cumprir cláusulas importantes do contrato, como a nona, que trata do abandono do serviço e não execução do trabalho, e a sétima, que define o horário de funcionamento; que é das 8hs às 18hs.
A secretária municipal informou, ainda, que a Prefeitura Municipal de Londrina já está tomando providências. “A empresa Brasilserv já foi notificada e solicitamos à Secretaria Municipal de Gestão Pública que avalie a situação de abandono e não execução do serviço e nos informe as medidas a serem tomadas a partir de agora”.
Ainda de acordo com a secretária municipal, a expectativa é que, na próxima semana, após o parecer da Secretaria de Gestão Pública, os serviços sejam regularizados no município.




