Ilece participa do Campeonato Brasileiro de Parabadminton
Pela primeira vez, a categoria para pessoa com deficiência intelectual foi inserida no torneio que começa hoje e prossegue até o próximo domingo, em Curitiba
Patrocinado pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL), a Escola de Educação Básica na Modalidade de Educação Especial (Ilece) disputa o Campeonato Brasileiro de Parabadminton, onde pela primeira vez, foi inserida a categoria para pessoa com deficiência intelectual. A competição começa hoje (22) e prossegue até o próximo domingo (25), em Curitiba, na capital do Estado.
Os alunos do Ilece praticam o parabadminton há três anos. De acordo com o professor de educação física, Edmundo Novais, o esporte ainda é pouco divulgado no Estado. “Nos últimos campeonatos regionais e estaduais, além de Londrina, somente a cidade de Toledo esteve presente. Quando isso não acontece, os jogos são apenas entre os alunos do Ilece”, afirmou.
O professor Edmundo Novais revela que a grande expectativa da equipe é a ampliação do esporte para atletas com deficiência intelectual. “Esperamos encontrar outros atletas, de outras cidades e estados para aumentar a competitividade nesta nova categoria, que será incluída entre as modalidades paraolímpicas”, disse.
Além da FEL, o Ilece conta com o incentivo da Federação Paranaense de Badminton e do Projeto Clube Escolar Paraolímpico.