Prefeitura garantiu área do cadeião para Fecomécio
Revitalização do espaço é contrapartida à doação de área, na região norte, para construção de novas unidades do Sesc e Senac
O prefeito Barbosa Neto participa amanhã (23), às 14h30, da solenidade de entrega do prédio da 10ª Subdivisão Policial para que o Sistema Fecomércio revitalize o imóvel e o transforme-o em um centro cultural. O evento com as presenças do governador do Estado, Beto Richa e do presidente do sistema Fecomércio, Darci Piana, será realizado no próprio local, que fica na Rua Sergipe, 25, centro.
A revitalização do espaço histórico onde funcionou a antiga Cadeia Pública de Londrina, datada de 1939, concretiza o projeto iniciado pelo prefeito Barbosa Neto. Como parte das comemorações dos 76 anos de Londrina, em 10 de dezembro de 2010, o prefeito sancionou a lei municipal 11.068 de 9/11/2010, doando área de 5.134,37 m² ao Serviço Social do Comércio (Sesc) e outorgando a permissão de uso pelo prazo de 20 anos do prédio do cadeião.
Na oportunidade, o prefeito sancionou também a lei municipal 11.070 de 9/11/2010, doando área de 4.000 m² para o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Os terrenos ficam nas ruas Cegonha e Odilon Braga com a avenida Saul Elkind (região norte).
A partir da data oficial da cessão do espaço ao Sistema Fecomércio, a entidade abrirá processo de licitação para a revitalização do espaço, que recebeu presos até 1994, para que ali seja instalado o Centro Cultural abrigando atividades musicais, lúdicas, teatrais e de dança.
O sistema Fecomércio informou que as antigas celas darão espaço para a construção de auditório, biblioteca, salas de oficinas, cursos, galeria, atelier de artes, salas para ensaios. As características do prédio serão mantidas, pois este é um edifício histórico de Londrina.
O investimento para as obras deve ser na ordem de R$ 1,8 milhões. “A expectativa é que a nova unidade de atendimento fique pronta em 2013”, afirmou o presidente da Fecomércio, Darci Piana, em nota publicada pelo site da federação.
SESC/SENAC
Na área doada pela prefeitura destinada ao Senac, será construído um centro educacional voltado para atividades de educação e formação profissional. Serão ofertados 547 cursos para atender às pessoas de baixa renda e alunos de escola pública.
Os cursos ofertados serão de curta duração de, no máximo, 160 horas, em atividades como: balconista, vendas e atendente. Os cursos ofertados fazem parte do Programa Senac Gratuidade (PSG), que atende àqueles que precisam de qualificação imediata. Serão atendidas 1.800 pessoas por dia.
Na área ofertada para o Sesc a prioridade é o esporte. No local, será construído ginásio de esportes integrado, com academias e salas de ginástica. O Sesc ainda irá ofertar atendimento nas áreas de cultura, assistência social, educação, saúde e lazer. Será construída também uma escola infantil, com salas para atualização pessoal e inclusão digital. Todas as atividades serão oferecidas gratuitamente à população.