Cidade

Sema recebe relatório da Sanepar após vistoria em bacias da cidade

Cerca de 1.700 imóveis dos ribeirões Cambé e Lindóia não possuem a caixa de gordura; após notificação, proprietários podem ser multados

De acordo com a Sanepar, a falta da caixa de gordura nos imóveis foi a principal irregularidade encontrada nas residências localizadas nas bacias hidrográficas dos ribeirões Cambé e Lindóia. No documento já apresentado à Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), cerca de 1.700 imóveis foram vistoriados, entre os dias 1 e 15 deste mês.

A solicitação do trabalho partiu de uma notificação feita pelo secretário da Sema, Gilmar Domingues, que também foi informado de um mapa, com 110 pontos, onde  são realizadas vistorias diariamente. O objetivo desta ação é prevenir fundos de vale de possíveis vazamentos de esgoto nas bacias.

Domingues explicou quais procedimentos deverão ser realizados pela Sema. “Nós vamos reunir uma equipe técnica ainda hoje (29) para fazer uma análise mais aprofundada. Os proprietários devem regularizar o quanto antes essa situação. É um equipamento simples, barato e de grande importância ambiental. Caso a determinação não seja acata, será necessário aplicar uma multa aos proprietários”, informou o secretário.

A gerente regional da Sanepar em Londrina e Cambé, Mara Kalinowski, também destacou a lavagem de 6 quilômetros de rede semana passada. “A lavagem consiste em injetar água com pressão para desobstruir a rede. Tanto a vistoria, como a lavagem da rede, são ações preventivas a fim de evitar mais poluição ambiental”, disse.

A caixa de gordura é utilizada para coletar e reter os resíduos gordurosos, principalmente, os da cozinha. Nas bacias do ribeirão Cambé e Lindóia, 60% dos imóveis vistoriados não tinham a caixa. “A falta desse equipamento faz com que a gordura vá para as tubulações de esgoto e prejudique o funcionamento do sistema com entupimentos” afirmou a gerente. “As caixas de gordura devem ser adquiridas segundo norma técnica NBR 8160-1999, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)”, acrescentou.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos