Prefeitura entrega 19ª composteira em escolas municipais
A escola Doutor José Hosken de Novaes recebeu o equipamento e nova ala totalmente reformada que irá abrigar a nova biblioteca e a administração
O prefeito Barbosa Neto entregou sexta-feira (30), a 19ª composteira em escolas da rede municipal de ensino. Desta vez, a beneficiada foi a Escola Municipal Doutor José Hosken de Novaes, localizada na rua Serra Tabatinga, 99, no Jardim Bandeirantes, região oeste da cidade.
A escola foi integralmente municipalizada em abril do ano passado e atende alunos do ensino fundamental de 1ª a 4ª série daquela região. A escola antes pertencente a uma entidade filantrópica e se encontrava fechada quando Barbosa Neto assumiu a prefeitura.
Além do equipamento necessário à realização da compostagem a Hosken de Novaes também recebeu uma ala que é construída em madeira, totalmente reformada e restaurada pelos funcionários da marcenaria da prefeitura. No novo espaço foram instaladas a nova biblioteca e a administração da escola.
O prefeito e sua equipe foram recebidos pelos alunos que fizeram a apresentação de uma música com coreografia sobre a importância da reciclagem para a preservação ambiental.
Barbosa Neto agradeceu e elogiou a apresentação dos alunos. “Fico muito feliz em ver que numa escola que antes estava fechada, agora está sendo realizado um trabalho tão bonito. Com o trabalho desenvolvido aqui com a composteira, vocês vão estar ajudando a cidade e o planeta a não ser tão maltratado”, disse. Ele lembrou ainda que a reabertura da escola foi um pedido da comunidade através do vereador Eloir Valença.
O assessor de assuntos parlamentares Claudiney Stachetti falou do trabalho da atual administração em recuperar a escola. “Esta escola estava fechada e a prefeitura retomou, fez uma reforma emergencial e o projeto de ampliação, cobriu a quadra e hoje temos aqui um trabalho educativo de conscientização das crianças”, ressaltou.
De acordo com a diretora da escola, Adriana Belizário, com a perspectiva da instalação da composteira as crianças já vinham realizando trabalhos sobre reciclagem. “Iniciamos o projeto `É preciso reciclar´ com o objetivo de ensinar as crianças a dar a destinação adequada ao lixo e o reaproveitamento de materiais evitando o desperdício. A composteira veio agregar valor a todo este trabalho”.
A instalação das composteiras nas escolas municipais é resultado de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) e tem como objetivo promover a conscientização e o aprendizado das crianças com relação à preservação do meio ambiente, através da armazenagem de restos de alimentos e outros materiais orgânicos como cascas e folhas de frutas, verduras e legumes.
Além do prefeito e da comunidade escolar, a solenidade contou com a presença do vereador Eloir Valença.
Fotos: Luiz Jacobs