Procon-LD participa de encontro sobre os direitos do idoso enquanto consumidor
Terceiro Encontro UNATI-UEL foi realizado na última terça-feira (24), na Universidade Estadual de Londrina, e contou com a presença de representantes de diferentes órgãos

O Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-LD) participou, na última terça-feira (24), do 3º Encontro UNATI-UEL (Universidade Aberta à Terceira Idade – Universidade Estadual de Londrina), com o tema “Os Direitos do Consumidor e o Idoso”. A atividade foi realizada na sala de eventos do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) da UEL, com o objetivo de orientar os idosos sobre os seus direitos enquanto consumidores.

O diretor-executivo do Procon-LD, Thiago Mota, ministrou uma palestra sobre o tema, abordando os tópicos: o que é o direito do consumidor e o que ele garante; quem é o consumidor e quem é o fornecedor; o que é produto e serviço; formas de pagamento; troca de produtos com defeito; direitos relativos a serviços; serviços essenciais; fila em bancos; e assuntos financeiros, entre outros.
“O evento foi muito positivo, tendo contado com a presença de um grupo de idosos que a UNATI organiza, e o Procon-Ld foi convidado para palestrar sobre os direitos básicos que eles possuem. Foi uma atividade muito proveitosa, em que os idosos fizeram questionamentos ao final, e notamos que foi muito esclarecedor para eles. Muitos assuntos que abordamos eles não conheciam ou tinham dúvidas, e a palestra também foi importante para incentivá-los a exercerem seus direitos”, apontou o diretor-executivo do Procon-LD.
Além de Mota, estiveram presentes um gerente de Fiscalização e quatro fiscais do Procon-LD; representantes da UNATI/UEL; e da Comissão do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).