Cidadão

Saúde e escola municipal realizam projeto contra Dengue na zona Leste

Durante a semana, alunos realizaram diversas atividades sobre o tema;  tarefa de casa
será tirar  lixo do  quintal,  que será recolhido pela CMTU

EscolaDPA Escola Municipal Maria Cândida de Peixoto Salles, localizada na rua Adelina Lopes 255, no jardim Santa Fé, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor de Endemias,  realiza esta semana o projeto “Abra a porta para o combate da Dengue”.

A escola atende cerca de 357 alunos dos jardins Santa Fé e Monte Cristo, nas modalidades de Ensino Fundamental de nove anos e Educação de Jovens e Adultos (EJA).  O objetivo do projeto é conscientizar os alunos sobre os cuidados que devem tomar, como forma de prevenção da doença e a não proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

De acordo com coordenador do setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Élson Belisário, a região é uma das que mais possui focos do mosquito da dengue, números constatados pelos agentes de endemias que visitam as casas.”É uma região que vem apresentando um quadro crítico de focos, por isso, resolvemos mobilizar a escola, para que os alunos possam ser multiplicadores da informação aos pais e assim  sensibilizar a comunidade a nos ajudar a fazer o controle e reduzir o índice na região”.

A diretora da escola, Viviane Barbosa Perez, relatou que, após uma conversa com o setor de Endemias, resolveu desenvolver um trabalho mais efetivo na escola. “Nós trabalhamos a Dengue o ano todo como tema transversal. Mas, como ultimamente tem havido muita incidência de focos do mosquito nos bairros atendidos pela escola, resolvemos realizar um projeto para trabalhar o tema de maneira mais intensiva”.

Durante toda a semana, os alunos desenvolveram diversas atividades em sala de aula, como produções de texto, debates sobre o assunto e atividades pedagógicas, como caça-palavras, criação de desenhos, produção de listagem do lixo recolhido em casa, cruzadinhas, jogo dos sete erros e outras, sempre focando o tema.

Os agentes de endemias do município, também, estiveram na escola neste período, realizando minipalestras, distribuição de folhetos e apresentação de vídeo sobre o tema.
 
Segundo Viviane Perez, a partir do trabalho com os alunos, surgiu ainda a ideia de realizar uma ação prática, envolvendo os alunos e suas famílias. “Como fechamento desta semana de atividades, cada criança receberá, hoje (26), um saco de plástico e deverá fazer a limpeza do quintal de sua casa. Essa será a tarefa de casa, dessa forma, estaremos também envolvendo as famílias”, destacou.

Os sacos contendo o lixo trazido pelos alunos serão colocados em frente à escola e um caminhão da Companhia Municipal de Transporte Urbano (CMTU), irá fazer a coleta.

A diretora informou ainda que o projeto não irá terminar esta semana. “Durante o mês de maio, será desenvolvido um projeto pelo Laboratório de Informática da escola e a Hora do Conto, que dará continuidade ao tema debatido, sendo realizadas atividades como a edição de vídeo feito pelos alunos, realização de jogos educativos nas aulas de informática, leitura de textos sobre o tema na hora do conto, produção de folder e folhetos informativos, apresentação de vídeos informativos, entre outras”, finalizou.

Foto: Divulgação

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos