Destaques

Prefeitura avança com instalação de LED na área do Jardim do Sol

Ainda na região oeste, uma parte do Jardim Leonor também será atendida nesta etapa; trabalho é executado por técnicos da Londrina Iluminação

O Jardim do Sol e parte do Jardim Leonor, na região oeste de Londrina, vão ganhar iluminação em LED. A Prefeitura, por meio da Londrina Iluminação (LI), está iniciando hoje (2) a troca de 246 luminárias antigas. Serão 27 ruas a serem atendidas, no total, onde residem cerca de 700 famílias. Na região ainda há indústrias, fábricas, estabelecimentos comerciais, igrejas, Unidade Básica de Saúde (UBS), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs).

Outras oito ruas do Jardim do Sol já haviam recebido a melhoria, anteriormente, por causa da condição degradante que se encontrava a iluminação pública do local. “Na ocasião, seguimos prioridades com a implementação de critérios técnico-sociais, como as proximidades de escolas e praças públicas”, salientou o diretor de Operações da Londrina Iluminação, Alexander Farias Fermino.

Fermino explicou, ainda, que apenas a iluminação pública da Avenida do Sol (43 pontos), que corta o bairro, não vai receber LED agora. “Aquela via, que já tem uma boa iluminação de vapor de sódio 250, vai ganhar uma iluminação ainda mais forte, mais potente, em LED, já dentro de um projeto nosso chamado ‘Corredor Iluminado’, que vai contemplar todas as avenidas com iluminação especial, igual ao que já existe em outras vias do gênero que já têm LED. É uma orientação do próprio prefeito Marcelo Belinati”, acrescentou.

Toda a área a ser atendida pela LI naquela região compreende aproximadamente 630 mil metros quadrados, e envolve um perímetro de 5.400 metros, que vai das ruas Via Láctea e Vênus até os limites da Avenida Brasília, no Jardim do Sol; e ainda da Rua Jaracatiá até a Rua Pessegueiro, e da Rua Imbaúba até próximo da Avenida Luigi Amorese (Leste-Oeste), que ficam no começo do Jardim Leonor, após a Avenida Brasília.

Os trabalhos dos técnicos da companhia para a remoção e troca de todo o conjunto (inclui a luminária LED, “braços”, fiações e demais componentes) vão levar aproximadamente dez dias úteis, dependendo das condições meteorológicas. A Prefeitura pede apoio aos técnicos da Londrina Iluminação e a compreensão da comunidade por eventuais transtornos durante a execução dos serviços.

Trocar tudo – Londrina já tem mais da metade da cidade com iluminação pública em LED. Até maio foram modernizados 31.887 pontos, de um total de 61.806 que precisam receber a melhoria até 2024. Todo o parque de iluminação de Londrina compreende 65 mil pontos, incluindo a sede dos distritos rurais e as praças públicas. O município possui 4.268 ruas, 169 avenidas, 531 praças e 94 rotatórias e míni-rotatórias viárias. São nesses locais que a prefeitura opera a troca das luminárias dentro do programa “Londrina Cidade Iluminada”, executado pela Londrina Iluminação.

PARA ENTREVISTAS: Alexander Fermino, diretor de Operações da Londrina Iluminação. Contato: Marcelino Jr. (43) 3375-2764, 99995-1403.

Etiquetas
Mostrar mais

Marcelino Jr

Jornalista, consultor, editor literário e especialista em "Comunicação Organizacional: Gestão Estratégica" pela Universidade Estadual de Londrina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos