GM Londrina recebe visita de guardas municipais do interior de São Paulo
Os guardas visitaram a sede do Grupo de Operações com Cães (GOC), da GM de Londrina, para conhecer melhor o trabalho conduzido pela instituição londrinense

Guardas municipais de duas cidades do interior de São Paulo fizeram, ontem (1º), uma visita à sede do Grupo de Operações com Cães (GOC) da Guarda Municipal de Londrina (GML). Na ocasião, esteve presente o subcomandante da Guarda Civil Municipal (GCM) do município de Buri, Carlos Menezes Barcelos, acompanhado por Victor Franco Pedroso, pois eles estão prestes a iniciar a atividade de policiamento com cães e vieram para conhecer o trabalho conduzido em Londrina. Também participou da atividade o GM Augusto, da cidade de Itararé.
A visita se deu devido à parceria que a Guarda Municipal de Londrina mantém com os demais órgãos de segurança, em especial com a GCM de Itararé. No ano de 2019, houve uma ação de integração entre Londrina e o munícipio paulista, por ocasião da criação do Canil daquela instituição.

O supervisor do Grupo de Operações com Cães da GML, Jesse Bortoto, acompanhou a visita e fez a doação de um cão da raça Pastor-belga-malinois para a GCM de Buri. “Sou criador e sempre separo da ninhada um cão, após o teste de temperamento de Volhard, que me indica se ele vai servir para o trabalho. Na sequência, realizo a doação para alguma Guarda Municipal que esteja iniciando um canil. Dessa vez, a cidade de Buri foi contemplada. Anteriormente, fiz outra doação para a GCM de Itararé, quando eles começaram o canil no ano de 2019”, explicou.
O subcomandante da GCM de Buri, Carlos Menezes Barcelos, agradeceu a parceria firmada com a GM de Londrina. “Nós agradecemos a Guarda Municipal de Londrina por estar nos ajudando com esse projeto que estamos criando em nossa cidade, Buri, e à GCM de Itararé pelo intermédio. Temos um direcionamento de integrar as forças com as demais guardas”, reforçou.
A inauguração do Canil da GCM de Buri está prevista para o dia 9 de julho. A instituição está na fase final da construção de três boxes que servirão de abrigo para os cães. Atualmente, o órgão conta com dois cães policiais que serão treinados para utilização no serviço de policiamento.
Demais destaques
No final da manhã de ontem (1º), uma equipe do Grupo de Apoio Tático em Motos (GTAM) da Guarda Municipal realizava patrulhamento preventivo pela rua Guaranis, localizada nas imediações do Terminal Rodoviário de Londrina (TRL), quando avistou um homem que esboçou atitude suspeita ao ver os guardas.

Em seguida, ele recebeu voz de abordagem e, após ser revistado, os guardas encontraram diversas porções de maconha e cocaína, totalizando respectivamente 17 e 9 gramas, além de R$ 58,00 em cédulas e moedas, o que caracteriza a prática de tráfico de drogas.
Diante do flagrante, o suspeito recebeu voz de prisão e foi levado para a delegacia de plantão da Polícia Civil, onde ficará à disposição da autoridade policial.
Fiscalização de trânsito

Uma equipe da Guarda Municipal flagrou dois veículos estacionados irregularmente nas vagas de embarque e desembarque em frente a um shopping da zona sul da cidade, no final da manhã de quarta-feira (1º), enquanto realizava patrulhamento preventivo pela região.
Primeiramente, os guardas municipais fizeram contato com a equipe de segurança do shopping para tentar localizar os condutores, porém não obtiveram sucesso.
Na sequência, foram lavrados os autos de infração de trânsito e solicitada a presença do serviço de guincho, para que fosse feito o recolhimento dos veículos. Ambos possuíam débitos referentes ao IPVA, licenciamento e multas. Em seguida, as vagas destinadas ao embarque e desembarque foram liberadas e o fluxo de trânsito seguiu normalmente.