Cidade

Mais 23 guardas municipais são certificados para trabalharem na fiscalização de trânsito

Londrina passa a contar com 65 guardas municipais capacitados para atuarem como agentes de trânsito; a capacitação teve carga horária de 244 horas/aula, sendo 44 a mais do que é exigido pelo Denatran

A Prefeitura de Londrina, por meio Secretaria Municipal de Defesa Social e da Companhia Municipal de Trânsito e urbanização (CMTU), certificou mais 23 guardas municipais que concluíram o curso de agentes de trânsito. Eles fizeram parte da terceira turma que já receberam as instruções para aturem na fiscalização.

Foto: Bruno Amaral/Defesa Social

Ao todo 65 guardas municipais já foram capacitados estão aptos a colaborarem com a segurança do trânsito da cidade 24 horas por dia. O curso teve a duração de pouco mais de dois meses e a carga horária total foi de 244 horas, ou seja, 44 a mais do que exige a portaria 150 do Denatran. A capacitação foi desenvolvida pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), Centro de Formação da Guarda Municipal (CFGM), entre outros parceiros.

De acordo com o secretário de Defesa Social, Pedro Ramos, a Prefeitura cumpre a legislação quando capacita e forma esses agentes. “A Guarda Municipal é um dos seguimentos da Prefeitura que está 24 horas por dia nas ruas e o trânsito flui 24 horas. Nós sabemos das limitações da CMTU, apesar do esforço, a Guarda por força de lei deve participar desse processo. A partir de então nós passamos a dar capacitação aos Guardas. Hoje contamos com 65 guardas, é um número expressivo. Isso facilita, durante os turnos de trabalho, o auxílio à CMTU”, pontuou.

Ramos reforçou ainda que esse tema era um dos compromissos que tratou com o prefeito Marcelo Belinati quando assumiu a pasta em março de 2019. “O mais importante disso, na verdade, é o fato de a Guarda estar prestando um serviço para a sociedade. Nós sabemos que a violência no trânsito é recorrente em todos os locais, e em Londrina não é diferente. A atuação, fiscalização e a presença do agente de trânsito nas ruas são ações que minimizam e diminuem essas ocorrências.

Foto: Bruno Amaral/Defesa Social

A Defesa Social segue investindo em formação e qualificação dos seus agentes para que haja melhoria. constante no serviço prestado à sociedade. “A mesma proposta continua agora com a nova turma de guardas municipais do novo concurso, cujo conteúdo já fazer parte da formação básica da guarda”, completou o secretário Pedro Ramos.

O diretor de trânsito da CMTU, Sérgio Dalbem, a Guarda Municipal vai auxiliar a segurança do trânsito. “Primeiro quero parabenizar os 23 formandos. É uma satisfação tê-los trabalhando junto com a gente na área de trânsito. A partir do momento que colocamos o pé na calçada nós estamos no trânsito e em trânsito. E essa realidade, pelas estatísticas, tem tirado muitas vidas e tem feito com que nós tenhamos muitas pessoas feridas, ficando em cadeiras de rodas entre outras sequelas permanentes. Essa equipe trabalhando no trânsito vai poder nos auxiliar, e fazer com que nós tenhamos um trânsito mais disciplinado, organizado e respeitoso para com as pessoas”, acredita.

A cerimônia aconteceu no auditório do Sest/Senat, região central, e teve a presença do presidente da Câmara Municipal de Londrina vereador Jairo Tamura, o vereador Ailton Nantes e o presidente da CMTU, Marcelo Cortez.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos