Prefeito entrega capela mortuária do jardim Maracanã
Oitava capela da administração Barbosa Neto segue padrão de construção com espaço de 79,9 metros quadrados e investimentos de R$ 205.880,69
prefeito, Barbosa Neto, entregou hoje (3), pela manhã, a Capela Mortuária do jardim Maracanã. A segunda capela da região oeste construída pela Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) está localizada no encontro das ruas Nilda Edite Rossi Lakoski e do Biribol.
Esta é a oitava capela entregue na administração Barbosa Neto e de acordo com a superintendente da Acesf, Luciana Viçoso de Oliveira, atualmente o município vive um período de tranqüilidade quanto ao atendimento da demanda da cidade. A superintendente também disse que a responsabilidade pelos cuidados de manutenção e limpeza das novas capelas mortuárias cabe à Acesf e, por isso, estão sendo instalados alarmes monitorados nos locais.
Com investimentos no valor de R$ 205.880,69 mil, a capela construída em um terreno de 1.089 metros quadrados obedece ao mesmo padrão de construção das demais, que é de 79,9 metros quadrados. A empresa responsável pela obra foi a Construtora Masconi Empreendimentos. O preço final da obra traz embutido todos os impostos, taxas, encargos sociais.
A capela conta com uma copa, dois sanitários adaptados para pessoas com de deficiência, quatro bacias sanitárias e bancadas em granito com cubas de louça, além de divisórias em granito. A construção possui acabamento em pastilhas para facilitar a manutenção e conferir maior durabilidade ao conjunto, sem contar, a reurbanização e cercamento de todo o terreno, estacionamento, calçadas externas e paisagismo.
Durante a entrega da capela, o prefeito afirmou que a construção de locais apropriados para o velório era uma necessidade da população que estava sendo esquecida por outras administrações. “A entrega dessas capelas é um ato de transparência pública em que mostramos onde o dinheiro público está sendo investido. É uma necessidade da população que está sendo atendida”, falou Barbosa Neto.
O local foi nomeado de José Laurindo da Silva, em homenagem a um dos pioneiros do conjunto Avelino Vieira, que fica ao lado do jardim Maracanã, falecido em fevereiro de 2005. Ele mudou para o conjunto em 1981. Líder comunitário, Silva foi presidente da associação de moradores por muitos anos e da Associação de Pais e Mestres do colégio Olavo Garcia por 16 anos. Ele era militante da igreja católica e levantou a primeira tenda de lona do bairro para que fossem realizadas missas na comunidade, quando ainda não existia a igreja Nossa Senhora do Imigrante.
O novo espaço vai beneficiar os moradores do Maracanã e de todos os outros bairros vizinhos como, por exemplo, João Turquino, Olímpico, Avelino Vieira, Columbia e adjacências.
O prefeito Barbosa Neto já inaugurou capelas no jardim Jamaica, cemitério jardim da Saudade, jardim Monte Cristo, conjunto União da Vitória, distrito de Maravilha e duas no Parque Ouro Verde. As duas capelas já existente no Cemitério Jardim da Saudade e duas na avenida Juscelino Kubitschek (J.K) foram totalmente reestruturadas e ampliadas.
A Acesf pretende entregar nas próximas semanas outras capelas mortuárias. De acordo com a superintendência da autarquia, a administração municipal pretende entregar a capela mortuária do jardim Santa Rita e a do conjunto Ernani Moura Lima, que está sendo contemplado com um espaço reformado e readequado pelos próprios servidores da Acesf.
Fotos: Vivian Honorato