Prefeitura vai construir UPA 24 horas no jardim do Sol

O prefeito Barbosa Neto divulgou na coletiva semanal, o edital de licitação para construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas do jardim do Sol, que será construída na rua Abélio Benatti, região oeste de Londrina. A licitação, através da modalidade de concorrência pública, tem previsão de abertura dos envelopes para 5 de junho de 2012.
A UPA do jardim do Sol atenderá pacientes com quadro clínico agudo ou crônico agonizados, por exemplo, crise hipertensiva e diabetes alteradas, além de prestar o primeiro atendimento em casos cirúrgicos pequenos e traumas recorrentes. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, está previsto o atendimento de 301 a 450 pessoas por dia, ou seja, 135 mil atendimentos anuais.
Segundo o secretário de Saúde, Edson Antônio de Souza, a escolha do local para a construção da segunda UPA da cidade deve-se à facilidade de acesso das ambulâncias e de outros veículos através de ruas e avenidas expressas como a leste/oeste, por exemplo.
Ao todo, aproximadamente 150 funcionários públicos da área da saúde vão compor o efetivo da UPA. Para a contratação dos funcionários foram enviados dois projetos de lei para aprovação da Câmara de Vereadores.
Serão 2.100 metros quadrados de espaço para a construção de 28 leitos, sendo 16 para enfermaria, seis de urgência e emergência, seis de medicação, um consultório de assistência social, duas salas de classificação de risco, 10 pontos de inalação, entre outras acomodações.
De acordo com o prefeito, espera-se que até junho tenha-se o nome da empresa escolhida para a construção da UPA. A construtora responsável terá 330 dias, após assinatura da ordem de serviço, para conclusão da obras. “Vai melhorar, com certeza, o atendimento na área da saúde e vai ajudar a desafogar atendimento emergencial dos hospitais de outras áreas da cidade”, disse Barbosa Neto.
O valor máximo do investimento está orçado em R$ 4.101.420,70 milhões. Os recursos são provenientes do Ministério da Saúde com contrapartida municipal. A Unidade do jardim do Sol é a segunda UPA de Londrina. A primeira está sendo construída pela Prefeitura na avenida Arthur Thomas, no jardim Sabará e tem previsão de funcionamento para junho.
As instalações detalhadas da UPA do jardim do Sol
– 1 Sala de Reunião
– 1 sala de apoio administrativo
– 1 gerência
– 1 coordenação de enfermagem
– 1 coordenação administrativa
– 1 coordenação médica
– 1 arquivo médico
– 3 almoxarifado
– 3 sanitários para pessoas com deficiência
– 10 sanitários
– 1 fraldário
– 2 salas de classificação de Risco
– 6 consultórios médicos
– 1 sala para coleta de exames
– 2 salas de Urgência-Estabilização
– 1 sala de Eletrocardiografia (ECG)
– 1 sala de inalação coletiva
– 2 depósitos de materiais de Limpeza
– 1 sala de apoio técnico
– 2 salas pós-consulta
– 1 sala de Exame de raio-x
– 1 sala técnica radiologia
– 1 laboratório de processamento
– 1 arquivo de chapas
– 2 Vestiários
– 1 expurgo
– 1 sala de sutura e curativo
– 1 sala de gesso
– 1 sala de aplicação de medicamento
– 3 postos de enfermagem
– 1 enfermaria masculina
– 1 enfermaria feminina
– 2 quartos de isolamento
– 2 quartos psiquiátricos
– 1 sala de urgência
– 1 posto policial
– 1 sala de higienização
– 1 centro de lavagem de material
– 1 centro de preparo de material
– 1 sala de esterilização
– 1 sala de guarda e distribuição material
– 1 sala de estar para funcionários
– 1 refeitório
– 2 salas de descanso para Plantonistas
– 1 farmácia para distribuição de armazenamento de medicamentos
– 1 necrotério
Fotos: Vivian Honorato