Cidadão

CALMA apresenta ações do programa Mãe Paranaense

Reunião de profissionais da saúde abordará diagnóstico e atividades em desenvolvimento do programa executado em Londrina desde agosto de 2011

A Coordenação do Comitê de Estímulo ao Aleitamento Materno de Londrina (Calma) informa que na próxima quarta-feira (9), às 14h, será realizada reunião no Centro Pastoral Bom Pastor, rua Dom Bosco, 145, no jardim Dom Bosco. A 5ª reunião do ano vai debater o “Plano Diretor de Atenção Primária em Saúde” com a tutora de Atenção Primária do Sistema Único de Saúde (AP-SUS), Mara Lúcia Rocha Ramos e com facilitadora de AP-SUS da 17ª Regional de Saúde do Paraná, Luciene Andreatti.

O programa Mãe Paranaense está sendo desenvolvido em Londrina desde agosto de 2011 e faz parte de uma parceria entre a Secretaria de Saúde do Paraná e a Prefeitura de Londrina. De acordo com Mara Lúcia, as ações desenvolvidas seguem uma lógica de organização do trabalho em rede da atenção primária à saúde com o foco na implantação da rede de atenção materno-infantil.
“A organização do trabalho em rede pressupõe uma articulação de atenção primária à saúde em vários níveis, onde os profissionais da saúde passam por oficinas de qualificação para melhorar a organização dos trabalhos realizados. Com o programa Mãe Paranaense em rede temos informações de atenção à gestante e à criança desde o momento em que a mãe faz o pré-natal até o nascimento da criança e seu desenvolvimento”, comentou a tutora de AP-SUS.

Ao todo, o município de Londrina conta com seis tutores de atenção primária em saúde, onde cada um destes pode capacitar 15 profissionais, que são chamados de facilitadores e que trabalham em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). De acordo com a tutora de AP-SUS de Londrina, são mais de mil funcionários da saúde envolvidos nas ações e debates do programa. Até o momento, já foram realizadas duas oficinas de qualificação de trabalho. A terceira será desenvolvida no início de junho em Curitiba e abordará a temática “Urgência e Emergência”.

O Calma existe desde 1994 e oferece apoio a instituições de saúde com relação à implementação de ações de promoção, proteção e manejo do aleitamento materno, a fim de diminuir o número de mortalidade infantil doenças relacionadas ao desmame incorreto. Participam do comitê instituições públicas, privadas e filantrópicas de assistência, ensino e pesquisa, como a Secretaria Municipal de Saúde, por meio de várias diretorias; Secretaria Municipal  da Educação; Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres; Associação Médica de Londrina, além da maternidade dos hospitais locais.

Também faz parte, a Universidade Estadual de Londrina; Unifil; Núcleo de Odontologia para bebês; 17ª Regional de Saúde; Pastoral da Criança; Instituto Federal do Paraná;  Centro de Apoio e Reabilitação dos Portadores de Fissura Lábio Palatal de Londrina e Região; Unimed e representantes de  Cambé e Rolândia.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos