Movimento de Economia Criativa promove Feira Arte na Praça no sábado (11)
Mulheres artesãs vão disponibilizar vários produtos, com opções para presentes neste Dia dos Namorados

Neste sábado (11), das 14h às 19h, o Movimento de Economia Criativa vai promover a Feira Arte na Praça, na Praça Júlio do Amaral Neto (do Mercado Guanabara), que fica na Rua Valparaíso esquina com a Avenida Higienópolis. A iniciativa conta com apoio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), que incentiva o empreendedorismo feminino.
Nesta edição, os visitantes poderão desfrutar de música ao vivo e brinquedos como cama elástica para as crianças, além dos produtos feitos à mão pelas mulheres artesãs de Londrina. Quem quiser, pode levar seu animal de estimação para passear por ali também, pois a feira é pet friendly.
Haverá artes e produtos de diversas categorias, como itens de decoração, arte com pedras, bijuterias, vestuário em crochê, artes em resina, velas aromáticas, saboaria, flores secas, arte em madeira, produtos para pet, arte em feltro e em gesso e muito mais. “Como o Dia dos Namorados é domingo, as artesãs preparam muitos produtos direcionados para essa data. Então, quem desejar dar um presente diferenciado e feito à mão, vai encontrar diversas opções na Feira Arte na Praça, que acontecerá neste sábado”, disse a diretora de Empreendedorismo e Ações Educativas da SMPM, Lisnéia Rampazzo.
A intenção das organizadoras do evento, Rosa Calvi e Maria Zanatta, é criar uma cultura de feiras em Londrina, similar à que existe em cidades turísticas como Curitiba, Recife e regiões costeiras. Por isso, a Arte na Praça já está no calendário londrinense e, uma vez por mês, as artesãs fazem a exposição de seus produtos. “Nossa expectativa para essa feira é valorizarmos o feito à mão e trabalharmos para o fortalecimento do empreendedorismo e empoderamento de mulheres londrinenses”, contou Zanatta.
Segundo a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, o projeto integra o Movimento Economia Criativa, que tem como objetivo estimular e fortalecer o empreendedorismo feminino, com ênfase nas produções manuais de mulheres. Por isso, a Prefeitura de Londrina apoia a ação institucionalmente e ajuda a divulgá-la. “O projeto é uma ação voltada para as mulheres artesãs e para quem faz trabalhos manuais. Nós, da Secretaria da Mulher, apoiamos isso, porque sabemos da importância da geração de renda para as mulheres e de dar oportunidades para as pessoas empreenderem”, lembrou a secretária.
Segundo uma das coordenadoras da feira, a artesã Rosa Calvi, participar do evento ajuda nos negócios, visto que desperta o interesse dos possíveis clientes. Além disso, a intenção da iniciativa é despertar a cultura das feiras na cidade. Calvi trabalha com produtos para casa, como mesa posta (jogo americano, toalha e guardanapo), artigos decorativos (como capa para almofada) e produtos para mulheres (bolsas e nécessaire).
Para participar da feira como expositora, é necessário se inscrever. Basta acessar o perfil de Instagram @artenapracalondrina e mandar uma mensagem inbox, solicitando o cadastro. Nesta página, os interessados encontram os produtos e informações sobre a ação. “O Movimento Economia Criativa realiza a Feira Arte na Praça uma vez por mês, ali na Praça do Guanabara. Nosso objetivo é mostrar a arte feita à mão pelas londrinenses, ajudar na geração de renda das mulheres artesãs e ocupar os espaços públicos”, pontuou uma das coordenadoras da feira, Maria Zanatta.