Secretarias de Educação e do Idoso participam da Expo Japão 2022
Grupos farão visitas ao evento nesta quarta (15) e sexta-feira (17); no evento, projeto “O Japão que inspira” vai expor e premiar redações de alunos da rede municipal

A Expo Japão 2022, tradicional evento de Londrina que celebra a cultura japonesa, inicia nesta quarta-feira (15), com apoio da Prefeitura. E, dentre a intensa e variada programação, estão previstas as visitas de idosos, atendidos pela Secretaria Municipal do Idoso, e alunos da rede municipal. Já no primeiro dia do evento, à tarde, cerca de 260 estudantes da Escola Municipal San Izidro vão conferir a Expo Japão 2022.

Os alunos, matriculados nas turmas do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental, farão a visita das 14h30 às 16h30, acompanhados por 27 professores e auxiliares. O lanche das crianças será fornecido pela organização do evento. A Expo Japão será realizada na sede da Associação Cultural e Esportiva de Londrina (ACEL), na Rua Archiles Pimpão Ferreira, 2.300, Estrada do Limoeiro.
Além da visita, a Secretaria Municipal de Educação (SME) também é parceira do projeto “O Japão que inspira”, desenvolvido pela ACEL com alunos da rede municipal. A iniciativa foi idealizada pelo vereador Eduardo Tominaga, e teve início em 2018.
Este ano, 14 escolas municipais participaram do projeto: Melvin Jones, San Izidro, Geni Ferreira, Reverendo Odilon Gonçalves Nocetti, Moacyr Camargo Martins, Jadir Dutra de Souza, Elias Kauam, Hélio Esteves, João XXIII, Maestro Andrea Nuzzi, Sonia Parreira Debei, Vilma Rodrigues Romero, Juliano Stinghen, Carlos Dietz, e Carlos da Costa Branco.
Durante a Expo Japão 2022, estarão expostas as dez redações mais bem avaliadas e que foram produzidas no decorrer do projeto. E, na sexta-feira (16), às 12h45, haverá a entrega dos prêmios para os autores, no palco principal do evento. No total, foram encaminhados quase 500 textos.
“Há alguns anos a Educação incorpora atividades oriundas da cultura japonesa, que repercutem em nosso cotidiano com várias trocas e aprendizagem. Nesta edição, o projeto “Japão que inspira” traz o tema tomodachi, que em japonês significa amizade. E o intuito é nos inspirar ainda mais na união com o próximo”, contou a responsável por projetos pedagógicos e eventos da SME, Carla Cordeiro.
Por conta da pandemia de Covid-19, diferentemente dos anos anteriores, as equipes do projeto não foram até as unidades escolares para promover as atividades presencialmente. Para contornar essa condição, foi firmada uma parceria com a Maurício de Sousa Produções, e o vídeo “Japão e Brasil: laços de amizade”, estrelado pela Turma da Mônica, foi exibido nas 14 escolas para os estudantes.
Dessa forma, além de contar a história da imigração japonesa, o material de apoio reforçou entre as crianças a importância da amizade, da empatia e da boa convivência. A coordenadora do projeto, Klissia Tiba, citou que, mesmo sem as ações ocorrerem diretamente nas escolas, os alunos conseguiram apreender bem o tema proposto. “O vídeo está disponível no site oficial do projeto, e as escolas tem a liberdade de trabalhar com esse material. Além da questão histórica, buscamos abordar questões como a amizade e empatia, simbolizando a amizade do brasil e japão e como trazer esse conceito para nossas vidas. Pela qualidade dos textos, percebemos que eles realmente absorveram o conteúdo”, frisou.

Idosos – E na sexta-feira (17), cerca de 124 idosos atendidos pela Secretaria Municipal do Idoso (SMI) farão um passeio especial na Expo Japão 2022. Eles foram selecionados pela participação nos grupos de convivência e nos Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs) das regiões Norte, Leste e Oeste.
Dois ônibus, oferecidos por meio da organização da Expo Japão, sairão da Avenida Leste Oeste, ao lado do Terminal Central, às 12h45, enquanto um terceiro ônibus sairá do CCI Norte, no mesmo horário. Cada veículo tem capacidade máxima de 26 pessoas, e todos serão acompanhados por servidores da SMI. Após aproveitarem todas as atrações da feira, os idosos farão um lanche e devem retornar às 17h.
Outros dois ônibus da SMI também levarão o público idoso para a Expo Japão, na sexta-feira (17). Um deles, com capacidade de 30 lugares, partirá da zona sul, com participantes dos grupos de convivência dos jardins União da Vitória e Cafezal. Outro veículo sairá da Casa do Bom Samaritano, onde 16 idosos em situação de vulnerabilidade e que residem neste acolhimento farão o passeio de forma inédita, acompanhados pela equipe técnica da unidade.
A secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini Danelon, frisou que atrações como essa são importantes para que a população idosa amplie suas opções de lazer, além de permitir o estreitamento de laços e contato com diferentes culturas. “A Expo Japão é um evento tradicional e de grande interesse para os idosos. São diversas opções de estandes, apresentações culturais; e ter um momento interativo, de recreação, voltado para eles, tudo isso torna o passeio ainda mais agradável e proveitoso. Temos certeza de que eles vão se divertir e aprender muito, e por isso nos empenhamos para oportunizar esses momentos”, comentou.