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Projetos científicos de escola municipal são destaque em site internacional

Iniciativas da Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico, contempladas pelo programa internacional Garotas STEM, foram divulgadas pela página da organização Stem Education Hub

Dois projetos de iniciação científica desenvolvidos pela Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico foram divulgados recentemente no site da organização educacional Stem Education Hub, que promove iniciativas voltadas ao ensino e difusão das ciências. A matéria publicada destaca os projetos WASH (Workshop Aficionados em Software e Hardware) e Makerspace, que foram selecionados para receber apoio do programa “Garotas STEM: Formando Futuras Cientistas”, promovido pelo British Council em parceria com a Fundação Carlos Chagas (clique aqui para ler o texto).

Foto: Divulgação

Ao todo, 30 iniciativas de 11 estados brasileiros foram contempladas pelo edital, e receberão R$ 15 mil para investir em atividades que incentivam a qualificação de meninas para as áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Além disso, o Garotas STEM também oferece cursos de capacitação para os gestores envolvidos nos projetos participantes.

A diretora da Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico, Thatiane de Araújo, afirmou que a seleção dos dois projetos para uma iniciativa internacional e sua consequente divulgação são muito positivas para a unidade, e frisou que as iniciativas são desenvolvidas de forma conjunta.

Foto: Divulgação

“Esses projetos contemplam, juntos, 178 crianças, do P5 ao 5º ano. Enquanto o WASH visa ajudar as crianças a desenvolverem as suas habilidades de programação, o Makerspace envolve a aplicação desses conhecimentos na construção de objetos físicos, ou seja, os alunos participantes colocam a ‘mão na massa’. Para participar do Garotas Stem, inscrevemos inovações que estão sendo desenvolvidas por meninas, incluindo um mecanismo detector de escorpiões, uma nova tecnologia voltada a iluminar a fachada da escola com microbits e uma pesquisa sobre iluminação com energia solar, entre outros”, frisou.

Foto: Divulgação

Ainda segundo Araújo, as atividades dos projetos são promovidas uma vez por semana para cada turma, no contraturno, sendo que as ações do Makerspace têm duração de uma hora e meia e as do WASH abrangem três horas semanais. “O sucesso desses projetos é resultado da forma integrada pela qual eles são conduzidos. Além de se complementarem mutuamente, essas iniciativas se somam aos conteúdos que são trabalhados em sala de aula e em eventos como feiras de ciências. Isso permite a continuidade das ações, assim como a análise constante e a retroalimentação das atividades”, salientou.

A secretária municipal de Educação, Maria Thereza Paschoal de Moraes, parabenizou a Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico pelos avanços obtidos com os projetos, e destacou a sua importância para a sociedade. “Investir em áreas como ciências, programação, matemática e inovações tecnológicas é essencial não só para promover o desenvolvimento social, mas também para preparar nossos alunos para um mercado de trabalho em evolução constante. Esse é um reconhecimento merecido, vindo de uma organização internacional, e ficamos ainda mais felizes porque o programa Garotas STEM oferece um importante incentivo para o fortalecimento da presença feminina nos campos científico e tecnológico”, disse.

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