Cidadão

Evento busca a conscientização sobre a hanseníase

O objetivo é chamar a atenção da população, esclarecer dúvidas e diminuir o estigma e o preconceito relacionado à doença



Será realizado de 21 a 25 de maio, a “Semana de Conscientização sobre Hanseníase”. O evento é uma promoção da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com 17ª Regional de Saúde, Consórcio Intermunicipal do Médio Paranapanema (CISMEPAR) e o Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O objetivo é chamar a atenção da população, esclarecer dúvidas e diminuir o estigma e o preconceito relacionado à doença.

A semana será marcada por várias atividades nas Unidades Básicas de Saúde, 17ª Regional de Saúde e na Universidade Estadual de Londrina.  A campanha acontece em concomitância com o “Dia Estadual de Conscientização sobre a Hanseníase”, instituído no dia 26 de maio, em homenagem ao aniversario de nascimento do médico  Germano Trapple, que dedicou sua vida em prol dos cidadãos acometidos pela hanseníase.

Em Londrina, foram diagnosticados 13 casos, até o momento, em 2012. Em 2011 foram diagnosticados 21 casos e em 2010, foram 39 casos com diagnóstico confirmado em todo o município. De acordo com a gerente da Vigilância de Epidemiologia, Léia Pereira, a meta é aumentar esse número. “O nosso objetivo é diagnosticar 44 casos novos em Londrina, e aumentar a porcentagem do exame de contatos, pois em 2011, Londrina examinou 80% destes contatos e a 17ª regional registrou 84% destes.”

Segundo Leia Pereira a hanseníase é uma doença incapacitante e apesar de não haver uma forma de prevenção específica, existem medidas que podem evitar as incapacidades, como o diagnóstico precoce, tratamento precoce e correto, técnicas de prevenção de incapacidades e exame dos contatos intradomiciliares. “Os profissionais estão sendo orientados a estarem atentos aos sinais na pele, porque há muitos casos no município ainda sem diagnóstico. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico mais rápido se inicia o tratamento e evita-se assim, as sequelas”, enfatizou.

A gerente informou ainda que em Londrina todas as UBS realizam atendimento para casos suspeitos, acompanhamento dos pacientes em tratamento e avaliação de seus contatos. Cinco UBS realizam também o diagnóstico e tratamento e há dois ambulatórios de referência, com médico dermatologista na Policlínica, para adultos e residentes em Londrina e Cismepar, para adultos e crianças para todos os municípios da 17ª Regional de Saúde.

Sobre a Hanseníase

A Hanseníase é uma doença contagiosa, crônica e de grande importância para a saúde pública devido à sua magnitude e seu alto poder incapacitante. A transmissão se dá por meio de uma pessoa doente sem tratamento que elimina o bacilo por meio das vias respiratórias (secreções nasais, tosses, espirros), podendo assim infectar outras pessoas suscetíveis.

Os sinais e sintomas são: manchas em qualquer parte do corpo com perda ou alteração de sensibilidade; área de pele seca e com falta de suor; área da pele com queda de pêlos, especialmente nas sobrancelhas; área da pele com perda ou ausência de sensibilidade; sensação de formigamento ou diminuição da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato; dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas, inchaço de mãos e pés; diminuição da força dos músculos das mãos, pés e face devido à inflamação de nervos, que nesses casos podem estar engrossados e doloridos.

Em estágio mais avançado da doença o paciente pode apresentar úlceras de pernas e pés; nódulo (caroços) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos; febre, edemas e dor nas juntas; entupimento, sangramento, ferida e ressecamento do nariz; ressecamento nos olhos; mal estar geral, emagrecimento, entre outros.

Programação

Atividades nas UBS – orientações nos grupos com distribuição de panfletos.

Atividades na Policlínica – distribuição de panfletos na sala de espera.

Atividades da 17ª Regional de Saúde – dias 22 e 23 de maio – Reunião Técnica para planejamento das ações em hanseníase, nos municípios da 17ª Regional de Saúde.

UEL – dia 24, das 11h30 às 13h30, os alunos do Curso de Enfermagem distribuirão panfletos em frente ao Restaurante Universitário (RU) 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos