Encontro em Londrina debate empreendedorismo e inovação no Setor Espacial
Realizado pela Agência Espacial Brasileira, juntamente com IFPR e Sebrae, evento está com as inscrições abertas e tem apoio da Prefeitura

Na próxima terça (28) e quarta-feira (29), será realizado em Londrina o 1º Encontro Paranaense de Empreendedorismo e Inovação no Setor Espacial. Promovido pela Agência Espacial Brasileira (AEB), junto com o Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Londrina e o Sebrae-PR, o evento é gratuito e as inscrições ainda estão abertas. Para confirmar a participação, basta acessar o site www.even3.com.br/encontropeise2022/ e preencher o formulário.
As atividades do 1º Encontro Paranaense de Empreendedorismo e Inovação no Setor Espacial irão ocorrer no auditório do Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (Sincoval). O endereço é rua Governador Parigot de Souza, 220.
A Prefeitura de Londrina é uma das apoiadoras do encontro, por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), cujo objetivo é identificar oportunidades de negócios e de atendimento às necessidades de recursos humanos na área de business do Setor Espacial, para a atuação de empresas, startups e pesquisadores de áreas correlatas.
Para o diretor de Governança do Setor Espacial da Agência Espacial Brasileira, Cristiano Augusto Trein, o evento representa mais um passo do estado do Paraná na sua inclusão como protagonista no Setor Espacial Brasileiro. “Discutiremos o mercado espacial e as possibilidades que se apresentam a empreendedores e a investidores locais e regionais. O Paraná é profícuo no desenvolvimento tecnológico e tem muito o que aproveitar da disseminação das tecnologias espaciais. Há possibilidades no desenvolvimento de aplicações e de negócios para vários setores, como o do agronegócio, o de energia e o de cidades inteligentes, especialmente no âmbito da Constelação Catarina”, citou.
Trein acrescentou que, para tal, o empreendedorismo local precisa conhecer e discutir caminhos, além de se capacitar e de se envolver ativamente; e o evento fará essas conexões. “Além disso, como resultado, deve gerar subsídios para o desenvolvimento de um curso, em Londrina, na área de empreendedorismo no setor espacial. A Agência Espacial Brasileira encontrou grandes parceiros no estado do Paraná que, certamente, contribuirão muito para o desenvolvimento das cadeias de valor do setor espacial em todo o País”, frisou.
Integrante da organização do Encontro Paranaense, a consultora do Sebrae-PR, Alessandra de Almeida, explicou que o evento é resultado de uma visita técnica a Brasília, quando representantes da Prefeitura, startups e entidades de Londrina compareceram em vários órgãos do governo federal, acompanhados pela deputada Luísa Canziani.
Dessa visita, que incluiu no roteiro a Agência Espacial Brasileira (AEB), foram articuladas várias parcerias. Um deles já foi oficializado, o Acordo de Cooperação Técnica n° 02/2022, celebrado em março entre a AEB e o Campus Londrina do IFPR. “Com essas agendas, também surgiu a oportunidade de realizar esse evento, com o objetivo de disseminar as oportunidades e falar mais a respeito do Setor Espacial, ainda inexplorado e com bastante chance de desenvolvimento de novos negócios. Há um nicho de mercado com campo para ser aproveitado por essas empresas e empreendedores. Quem quiser conhecer e entender melhor esse ramo, seja estudante, pesquisador ou empreendedor, é convidado a participar”, afirmou a consulta do Sebrae-PR.
O presidente da Codel, Bruno Ubiratan, reforçou que a aproximação com a AEB é extremamente importante para Londrina, porque cria um ambiente favorável para que as empresas da cidade desenvolvam soluções utilizando as ferramentas da Agência Espacial Brasileira, fomenta os negócios e incentiva a inovação. “E para a Codel, faz todo sentido apoiar e participar desse evento. É um começo de uma jornada promissora, de formarmos juntos um ambiente propício para que Londrina ingresse no Setor Espacial com toda sua expertise em tecnologia e inovação”, comentou.
Com abertura programada para às 9h de terça-feira (28), o 1º Encontro Paranaense de Empreendedorismo e Inovação no Setor Espacial vai discutir, no primeiro dia de atividades, temas como tecnologia e o Setor Espacial, dados espaciais, tecnologias emergentes, e nanossatélites.
Dentro dessa agenda, às 17h30, o diretor de Ciência e Tecnologia da Codel, Roberto Moreira, conduz palestra sobre o Ecossistema de Inovação de Londrina. “Irei apresentar as ações do ecossistema de Londrina, no geral; como o Tecnocentro, as governanças da cidade, enfim, todo o arranjo produtivo que acontece aqui de forma integrada e que chamamos de ecossistema de inovação”, citou.
Moreira também deve abordar o papel do poder público, citando a Prefeitura e a Codel como exemplos de atuação. “A própria AEB cita que existem muitas oportunidades com a própria agência, e que os estados poderiam aproveitar melhor esse espaço para criar negócios. Esse encontro é uma primeira ação que tenta criar esse ambiente na cidade, para que se firmem novos projetos que utilizem a infraestrutura embasada na AEB. É uma iniciativa pioneira, com vários agentes do Estado vindo para contemplar. E a Codel auxilia a fomentar e criar um ambiente propício para a inovação, seja na área espacial como nos outros setores, apoiando o empreendedorismo de forma geral”, concluiu.
No segundo dia de evento, as atividades estão programadas para ocorrer das 9h às 17h, quando haverá a cerimônia de encerramento. As palestras de quarta-feira (28) vão abordar os seguintes tópicos: Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação, Cidades Inteligentes e aplicações espaciais, Agronegócio 4.0, Empreendedorismo no Setor Espacial, Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, e Apoio à captação de recursos financeiros.