Encontro discute qualidade da assistência ao parto
Secretarias de Políticas para as Mulheres e de Saúde promovem discussões sobre saúde da gestante, qualidade da assistência ao parto e redução da morte materna
A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres e da Secretaria de Saúde, realiza nesta segunda-feira (28) o “VI Encontro A Saúde da Mulher no Ciclo da Vida: humanização do parto”. A atividade marca o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Morte Materna, comemorado no dia 28 de maio. O objetivo é promover debates sobre saúde da gestante e qualidade da assistência ao parto, a fim de reduzir a morte materna.
Com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Conselho Municipal de Saúde, Movimento Nós Podemos Londrina, o evento contará com a participação da enfermeira obstetra e docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Thelma Malagutti Sodré; da mestranda em Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), Ana Carolina Franzon; e da enfermeira obstetra da Secretaria Municipal de Saúde, Lianne Hachiya, que estarão atuando como palestrantes.
O encontro é destinado aos agentes comunitários de saúde (ACS), conselheiras municipais, lideranças do movimento de mulheres, promotoras legais populares, grupos de gestantes, profissionais e estudantes da área, além da comunidade em geral.
A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Sueli Galhardi, considera a redução da mortalidade materna um dos principais desafios, no que diz respeito à saúde da mulher. “Nas últimas duas décadas a mortalidade materna caiu pela metade. Realmente houve melhoria no atendimento, no entanto, as taxas ainda são altas e precisamos revertê-las”, disse.
“Sabemos também que ainda ocorrem falhas na assistência, desde o planejamento reprodutivo até o atendimento ao parto. A redução dessas taxas deve ser uma prioridade na política de atenção à saúde da mulher”, enfatizou a secretária Sueli Galhardi.
O “VI Encontro A Saúde da Mulher no Ciclo da Vida: humanização do parto” será realizado segunda-feira (28), das 14h às 18h, no auditório do Centro de Educação Infantil Valéria Veronesi, localizado na rua Benjamim Constant, 800.