Guarda Municipal realiza uma série de serviços e atendimentos no fim de semana
Chamadas de emergência para a GM podem ser feitas pelo número 153 ou aplicativo 153 cidadão; este serviço funciona todos os dias, 24 horas

A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal de Londrina, divulga o balanço dos atendimentos realizados pelas equipes durante o último fim de semana, entre os dias 24 e 26 de junho.

Durante a manhã da última sexta-feira (24), as equipes realizaram rondas preventivas pelo entorno da Catedral Metropolitana, região central, a fim de garantir a segurança dos fiéis que foram até à igreja para comemoração do feriado do padroeiro da cidade de Londrina, Sagrado Coração de Jesus. Não houve registro de problemas.
Uso de entorpecente – Uma equipe da Guarda Municipal, em patrulhamento pela Praça Marechal Cândido Rondon, região central, na manhã da última sexta-feira (24), flagrou duas pessoas suspeitas de estarem consumindo entorpecente no local.
Os guardas deram voz de abordagem e confirmaram o fato. Os suspeitos confirmaram estar fumando um cigarro de maconha. Na bolsa de um deles foram encontrados diversos objetos como facas, semijoias, entre outros, inclusive uma porção pequena do entorpecente. Diante dos fatos, ambos foram encaminhados para a central de flagrantes da Polícia Civil.
Óleo na pista – No começo da manhã de sábado (25), por volta das 8h, a Guarda Municipal foi acionada para prestar apoio na contenção de uma mancha de óleo, de aproximadamente três metros, na avenida das Maritacas, região leste da cidade. A ação foi feita com sucesso, a fim de evitar acidentes de trânsito.
Fiscalização de trânsito – A Guarda Municipal foi chamada para atender uma denúncia de veículos estacionados irregularmente na avenida Rio de Janeiro, região central, por volta das 11h de sábado (25). O solicitante informou que um deles estava obstruindo a calçada e outro estava em uma vaga destinada à pessoa com deficiência.
Os guardas realizaram o procedimento administrativo de lavratura dos autos de infração de trânsito, e na sequência perceberam que a placa de um dos veículos estava adulterada com fita isolante. Pouco tempo depois, o condutor do carro se apresentou e, após indagado sobre a alteração na placa, ele informou que ele mesmo havia feito.
O responsável pelo carro foi encaminhado para delegacia de plantão para lavratura do boletim de ocorrência e para que ele pudesse prestar esclarecimentos à autoridade policial. O veículo foi recolhido ao pátio municipal.
Monitoramento de eventos – A Base Móvel da GM prestou segurança, por meio de câmeras de videomonitoramento, durante a partida de futebol entre o Londrina Esporte Clube e o Guarani Futebol Clube, realizada no Estádio do Café, na noite de sexta-feira ( 24), válida pelo Campeonato Brasileiro da Série B. Não houve registro de problemas.

Estacionamento irregular – Uma equipe da Guarda Municipal realizava patrulhamento preventivo pelas imediações do anfiteatro do Zerão durante a noite do último sábado (25), quando flagrou uma motocicleta estacionada irregularmente em cima do jardim público.
Os guardas municipais lavraram o auto de infração de trânsito e, em seguida, solicitaram o serviço de guincho para realizar o recolhimento da moto para o pátio municipal, devido ao flagrante da infração.
Patrulha Maria da Penha – A GM foi acionada, via central de emergência 153, para atender uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva em uma residência localizada no Jardim União da Vitória, região sul, por volta das 22h de sábado (25). De acordo com a solicitação, o ex-marido da vítima estava tentando invadir a casa.
Imediatamente, a viatura da Patrulha Maria da Penha mais próxima foi chamada e conseguiu localizar o suspeito em frente à residência. Por conta do descumprimento da ordem judicial, ele recebeu voz de prisão em flagrante e foi levado para a delegacia.
Na noite de ontem (26), por volta das 22h30, a GM foi acionada novamente para atender outra denúncia de descumprimento de medida protetiva, dessa vez em uma casa localizada no Parque Leblon, região norte.
A vítima informou através do telefone de emergência 153 que recebeu agressões físicas, verbais e inclusive ameaças de morte por parte do ex-companheiro. Prontamente, a equipe da área foi até o local e confirmou as informações. Na sequência, os guardas conseguiram encontrar o suspeito em descumprimento da ordem judicial de afastamento. As partes foram encaminhadas para a delegacia de plantão.
Demais ações – As equipes do setor operacional reforçaram o patrulhamento preventivo a fim de garantir a segurança das praças, Concha Acústica, unidades de saúde, unidades escolares, cemitérios, áreas de lazer, entre outros. A Guarda Municipal colaborou inclusive para a segurança das festas juninas que ocorreram em várias regiões da cidade.