Atletas londrinenses ganham medalhas no fim de semana
Equipe juvenil conquistou o Campeonato Paranaense no masculino e feminino; já o atletismo adulto garantiu o segundo e terceiro lugar nos Jogos Abertos Brasileiros
A equipe de atletismo de Londrina conquistou no sábado (26) e domingo (27), em Maringá, o título de Campeã Paranaense Juvenil feminino e masculino. No masculino, a equipe Londrina Caixa/Itamaraty/UEL somou 262 pontos, o que a colocou em primeiro lugar na competição, seguida pelo grupo de Campo Mourão que somou 210 e, em terceiro lugar, pelos atletas de Maringá que tiveram 173 pontos.
No feminino, Londrina também fez bonito e ficou em primeiro lugar com 272. Em segundo lugar, ficou Campo Mourão com 197 e, em terceiro, Maringá com 111 pontos. O destaque do 46º Campeonato Paranaense Juvenil com melhor índice técnico da competição no feminino foi a londrinense, Camila Aparecida de Souza, com a marca de 11.88, nos 100 metros rasos. Camila também recebeu medalha de ouro nos 200 metros com a marca de 25.13 e no revezamento 4×100 metros com Eliza Vilas Boas.
Segundo o coordenador de eventos da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), José Eugenio Zaninelli, a atleta londrinense que foi o destaque da competição já treina há seis anos e tem grandes chances de ser convocada para a seleção brasileira de atletismo. “No ano passado, Camila competiu pela primeira vez no juvenil brasileiro e foi campeã. Agora, ela treina para o Campeonato Juvenil Brasileiro e para o Mundial que será realizado em Barcelona durante o mês de julho. A atleta tem grande chance de ser convocada para a Seleção Brasileira dado o talento para o esporte”, disse Zaninelli.
Eliza Vilas Boas ganhou em primeiro lugar nos 100 metros com barreira, com a marca de 16.39 e nos 400 metros com barreira com a marca de 1.05.23. No masculino, Ademir Gonçalves Filho, ganhou ouro nos 100 metros com a marca de 10.82, nos 200 metros com a marca de 21.76 e no revezamento 4×100 metros.
Jogos Abertos Brasileiros (JABs)
No fim de semana, também aconteceram os Jogos Abertos Brasileiros (JABs), em Vitória, no Espírito Santo, nos quais oito atletas londrinenses fizeram parte da equipe paranaense. O JABs é uma competição entre os estados brasileiros, sendo que o Paraná obteve ótimos resultados garantindo quatro ouros, três pratas e seis bronzes. Na classificação geral, a equipe masculina paranaense ficou em segundo lugar com 120 pontos e a equipe feminina se classificou em terceiro com 76 pontos.
A atleta londrinense, Ângela da Silva Antero, garantiu medalha de ouro nos 100 metros rasos, assim como fizeram Thayra Francis na prova de 800 metros rasos e Tatiane Raquel da Silva nos 1.500 metros rasos. Tatiane também ganhou bronze nos 500 metros rasos.
A atleta Lívia Avancini conquistou a medalha de prata na prova de arremesso de peso, assim como Wevelin Oliveira, na prova de 400 metros com barreira e no revezamento 4×100 metros. Já Helder Correa Alves recebeu bronze na prova de 200 metros rasos. Os atletas se preparam agora para Campeonato Estadual Adulto que vai acontecer em Maringá, nos dias 9 e 10 de junho, e serve de preparação para o Troféu Brasil Caixa de Atletismo que vai acontecer na cidade de São Paulo.
Jogos Abertos do Paraná (JAPs)
A fase regional dos Jogos Abertos do Paraná (JAPs) realizada neste sábado (26) e domingo (27), em Ibiporã, foi positiva para os atletas londrinenses. A delegação de Londrina disputou três torneios e se classificou em todos.
O time sub-20 do Londrina Esporte Clube venceu o Borrazópolis por 7 a 0, no sábado e 6 a 0 no domingo. O grupo está com a vaga garantida para disputar a final que será realizada em agosto, na cidade de Foz do Iguaçu. Já a equipe do vôlei masculino venceu o Ibiporã e também garantiu sua vaga na fase final. O handebol feminino venceu no torneio quadrangular e a equipe de bocha masculina e feminina de Londrina está automaticamente classificada.