Procidades será apresentado amanhã na Câmara de Vereadores
Convidado pelo legislativo, Unidade Gestora do Programa esclarece e divulga o Relatório de Avaliação Ambiental (RAA)
A convite da Câmara Municipal de Vereadores, a Prefeitura de Londrina, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), realizam mais uma apresentação pública do Programa de Desenvolvimento Urbano Sustentável de Londrina, o Procidades Londrina. O trabalho será apresentado pela Unidade Gestora do Programa amanhã (29), às 15h, na sede do legislativo, localizada na Rua Governador Parigot de Souza, 145, jardim Petrópolis.
Na ocasião, será apresentado aos vereadores o Relatório de Avaliação Ambiental (RAA), cujo objetivo é divulgar obras e ações a serem financiadas pelo Programa, assim como esclarecer os impactos ambientais e sócio-econômicos destas intervenções. O Procidades Londrina é composto por quatro componentes: recuperação ambiental de fundos de vale; mobilidade urbana; revitalização do centro histórico; e modernização da gestão pública.
O RAA já foi apresentado publicamente no dia 29 de fevereiro e contou com a participação de 127 pessoas de diferentes segmentos, entre eles instituições de ensino superior, associação de moradores, secretariado municipal, organizações não-governamentais, conselhos municipais, representantes do poder público, institutos de pesquisa e comunidade em geral.
A diretora administrativa financeira do Ippul e coordenadora geral do Procidades Londrina, Rosângela Portella Teruel, destacou a importância da realização da apresentação pública, que se fundamenta no princípio do acesso a informação a todas as instâncias da sociedade. Ela disse que trata-se de um momento para reapresentar os critérios, procedimentos e ações institucionais direcionados aos quatros componentes, bem como as ações de sustentabilidade do Programa.
De 26 a 30 de março, o Programa recebeu a “Missão de Orientação”, quando 10 especialistas setoriais do BID fizeram uma avaliação técnica e de viabilidade econômica dos projetos. “Eles ainda retornarão em junho para mais uma visita técnica. Até aqui, segundo eles, o trabalho é de bom nível e já está em fase final de preparação”, ressaltou Rosângela.
Posteriormente, previsto para o final de junho, os mesmo especialistas retornam para a chamada “Missão de Análise”. Todas as ações foram elaboradas de acordo com as políticas, diretrizes e recomendações do Banco, em conformidade com a legislação vigente. “Por isso acreditamos na aprovação do Programa. Se aprovado, passamos para a fase de tramitação junto aos órgãos federais, para efetivação do empréstimo”, lembrou a coordenadora do Programa.
O Procidades é coordenado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) e conta com o apoio direto das Secretarias do Ambiente, Cultura e Fazenda, Companhia de Habitação de Londrina (Cohab), entre outros. Mais informações pelo site www.londrina.pr.gov.br, no link do Ippul.