Destaques

Guarda Municipal completa 12 anos de serviços prestados à comunidade londrinense

Durante a solenidade de comemoração do aniversário da instituição, hoje (5), foram anunciadas 15 novas vagas imediatas para o concurso em andamento, aumentando de 35 para 50 o número de convocados

A Secretaria Municipal de Defesa Social comemorou nesta terça-feira (5), o aniversário de 12 anos da Guarda Municipal de Londrina. A instituição é subordinada à Secretaria Municipal de Defesa Social, criada através da lei 10.774/09. Além de criar a Secretaria, a legislação definiu as principais responsabilidades legais do órgão. Durante a manhã desta terça-feira ocorreu uma solenidade em frente à entrada principal da Prefeitura de Londrina, no Centro Cívico.

Estiveram presentes as seguintes autoridades: o vice-prefeito João Mendonça; a Capitão de Corveta Tiane Rezende Corpas de Andrade; o Capitão de Fragata Edésio de Assis; o procurador do Ministério Público do Trabalho, Heiler Ivens de Souza Natali; o Corregedor-Geral do município, Jefferson Bento Costa; o secretário municipal do Ambiente, Ronaldo Siena e o Chefe de Gabinete, Moacir Norberto Sgarioni.

Foto: Bruno Amaral / Defesa Social

Na ocasião, a secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Faggion Bellusci, anunciou 15 novas vagas para o concurso da Guarda Municipal em andamento. As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de julho, às 17h. “Ontem o prefeito Marcelo Belinati assinou a autorização de mais 15 vagas, o que arredonda para 50 as convocações iniciais. Mesmo após a primeira convocação, ou até mesmo durante o encerramento dessa primeira fase que a COPS vai concluir, pode haver novas autorizações. A gente sempre fala para as pessoas não se limitarem ao número de vagas do edital, pois como o concurso tem prazo de vigência de quatro anos, muitas outras turmas podem ser convocadas para compor o efetivo”, explicou.

Foto: Bruno Amaral / Defesa Social

Ainda durante o evento, quatro Guardas Municipais da primeira turma foram chamados à frente, representando os demais servidores, para receberem uma homenagem pelos serviços prestados à sociedade. Os alunos da Escola Municipal Anita Garibaldi, da primeira turma de Guardas Municipais Mirins formados em 2022, também estiveram presentes na solenidade.

Foto: Bruno Amaral / Defesa Social

O secretário de Defesa Social, coronel Pedro Ramos, aposta no investimento em tecnologia para aprimorar as ações da Guarda. “As ferramentas tecnológicas têm nos ajudado bastante. Tudo que existe em termos de mercado nós estamos utilizando. Nós entendemos que a Guarda evoluiu muito nesses 12 anos. É evidente que a gente gostaria de ter um efetivo maior – aquele que foi previsto lá atrás – mas a gente sabe que o município tem uma capacidade financeira e orçamentária e ele tem outras demandas na área da educação, da saúde e infraestrutura, que também são importantes para a sociedade. O que a gente tem feito nesse período é equacionar esses recursos apostando nas ferramentas de tecnologia que permite uma melhora na prestação de serviços sem onerar a folha de pagamento”, pontuou.

Foto: Bruno Amaral / Defesa Social

Sobre a GM

A instituição é organizada em setores administrativos e operacionais. As equipes do serviço operacional estão presentes em todas as regiões da cidade, inclusive nos oito (8) distritos rurais, 24 horas por dia. O atendimento à população é feito por meio do telefone de emergência 153 ou através do aplicativo 153 cidadão, disponível para qualquer celular. A base da formação da GM é a de Polícia Comunitária, portanto todas as ações são realizadas a fim de criar um elo de confiança entre equipes e a comunidade.

Destaques importantes

No final do mês de outubro de 2017, a Guarda Municipal de Londrina foi avaliada pela população londrinense, em uma pesquisa divulgada pelo Instituto Multicultural – que tinha o objetivo de quantificar o grau de satisfação dos contribuintes com os serviços públicos municipais – como a melhor prestadora de serviço da administração direta municipal.

Foto: Bruno Amaral / Defesa Social

Em 2018, a Guarda Municipal de Londrina recebeu o Diploma de Reconhecimento Público da Câmara Municipal de Londrina. Em 2019 a Secretaria Municipal de Defesa Social, concluiu o diagnóstico do sistema de segurança de todos os prédios da Prefeitura. Um marco antecedeu a elaboração dos demais projetos para melhorar ainda mais a segurança de cada próprio público.

A Defesa Social implantou o projeto “Informar para Proteger” que leva informações para os usuários dos serviços públicos e para os servidores públicos sobre quando e como eles podem acionar os serviços prestados pela Guarda Municipal.

Em funcionamento desde 2020, o projeto “Monitorar para Proteger” foi desenvolvido pela Defesa Social em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e possibilitou a implantação de um sistema de alarmes em todas as unidades escolares do município. O equipamento é vinculado à central de videomonitoramento da Guarda Municipal de Londrina, que funciona 24 horas por dia. Em caso de arrombamento ou presença de estranhos fora do horário de expediente, o dispositivo é acionada e imediatamente a viatura da área vai até o local fazer a verificação.

O projeto “Palestra nas Escolas”, desenvolvido pela Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC), recebeu a pontuação máxima no Programa de Incentivo à Inovação promovido pela Secretaria Municipal de Governo em dezembro de 2021. Milhares de crianças já foram atendidas em dezenas de escolas municipais com palestras sobre combate ao bullying, violência intrafamiliar, perigos da internet entre outros temas.

Em 2021, o prefeito Marcelo Belinati sancionou a Lei municipal nº 13.276, que instituiu a Patrulha Maria da Penha definitivamente em Londrina, como instrumento de atuação na proteção, prevenção, monitoramento e acompanhamento das mulheres vítimas de violência doméstica no âmbito do Município. Com isso, Londrina se consolidou, ainda mais, como referência nacional no combate à violência doméstica e familiar. O serviço personalizado é executado pelas equipes do setor operacional.

Com o objetivo de aperfeiçoar ainda mais seus serviços e proporcionar mais segurança à população de Londrina, a Secretaria Municipal de Defesa Social lançou no mês de novembro de 2021, o Aplicativo 153 cidadão.

Foto: Bruno Amaral / Defesa Social

Através da nova plataforma, que já pode ser baixada, os cidadãos de Londrina podem fazer denúncias e relatar incidentes diversos para órgãos como a Guarda Municipal (GM), a Defesa Civil e a Patrulha Maria da Penha. Entre as vantagens oferecidas pela plataforma, estão a automatização de trabalhos que atualmente são feitos de forma manual; otimização de recursos; agilidade na comunicação; precisão dos dados recebidos, incluindo a localização exata das ocorrências; e inclusão social.

Além disso, uma das principais inovações é o fato de que o aplicativo conta com um botão do pânico, que pode ser utilizado por qualquer mulher que esteja sob medida protetiva e se encontre ameaçada de violência doméstica ou familiar. Nessas situações, os chamados são encaminhados para a Patrulha Maria da Penha mais próxima do local do chamado, que realiza o atendimento de urgência.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos