Prefeito entrega obras de ampliação do Centro Cultural Lupércio Luppi
A parte ampliada permite a realização de oficinas e apresentações circenses; 100 pessoas circulam pelo local diariamente
O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, vai entregar nesta quarta-feira (13), às 19h15, as obras de ampliação do Centro Cultural Lupércio Luppi, localizado na avenida Saul Elkind, 790, no Conjunto Habitacional Aquiles Stenghel, região norte da cidade. Durante a solenidade, haverá apresentação da bateria da Escola de Samba Explode Coração e do Coro e Orquestra Infantil Criança Feliz.
O antigo estacionamento recebeu uma cobertura metálica, pintura no chão e foram construídas cercas de proteção. Segundo o secretário municipal de Cultura, Aldo Moraes, a parte ampliada do centro cultural permite a realização de oficinas e apresentações circenses que antes não contavam com local próprio. “Com o novo espaço muda-se o foco da utilização, porque existe um espaço maior a ser explorado como, por exemplo, o teto que pode ser usado pelos circenses”, disse.
Diariamente, circulam pelo centro cultural 100 pessoas de segunda a sexta-feira. O público-alvo são crianças e adultos que participam das oficinas desenvolvidas pela Fundação Cultura Artística (Funcart), atividades desenvolvidas por ONGs, projetos que têm apoio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e interessados na leitura de livros, periódicos, revistas, jornais e em pesquisas na internet.
O Centro Cultural Lupércio Luppi é um espaço de produção e fruição cultural com foco na arte/educação, onde são oferecidas oficinas de dança de rua, Hip Hop, aulas e apresentações de circo, teatro e apresentações de bandas musicais. Além disso, o local conta com biblioteca infantil e adulta, gibiteca, periódicos, espaço para exposição de quadros e fotografias, telecentro para inclusão digital da comunidade e uma sala utilizada pela ONG Associação de Mulheres In Casa de Talentos que trabalha com artesanato e aulas de costura.
A ampliação do espaço é resultado de uma parceria estabelecida entre a Secretaria Municipal de Cultura e a Sercomtel S/A.
Histórico
O Centro Cultural Lupércio Luppi, também conhecido como a Biblioteca Pública Municipal da zona norte, foi criada através da lei n° 8.376 de 23 de abril de 2001. Porém, sua inauguração aconteceu em 21 de junho de 2004. O espaço possui um acervo de cerca de 10 mil livros, mil revistas e 11 mil revistas de histórias em quadrinhos (gibis), além de receber através de doação da Secretaria de Cultura, um jornal diário e três semanalmente, o que totaliza um aproximadamente 22 mil exemplares.
Fotos: Vivian Honorato