Cidadão

Cultura homenageia artista plástico José Frutuoso

É o quarto artista homenageado pelo Projeto “Cultura de Dentro”, iniciativa do prefeito Barbosa Neto, por meio da Secretaria de Cultura

É o quarto artista homenageado pelo Projeto “Cultura de Dentro”, iniciativa do prefeito Barbosa Neto, por meio da Secretaria de CulturaO prefeito de Londrina, Barbosa Neto, e o secretário de Cultura, Aldo Moraes, prestaram homenagem hoje (14), pela manhã, ao artista plástico, José Maria Frutuoso, e a sua mãe, Rosa de Jesus Frutuoso. Os homenageados receberam um diploma do projeto “Cultura de Dentro”.

Durante a solenidade o secretário da Cultura destacou o trabalho do artista. “Em seu trabalho, Frutuoso retrata bem a arte visual, dança e música presentes nas festas populares que fizeram parte de nossa infância e acontecem ainda hoje. Isso está muito ligado à obra dele e faz eco à proposta do projeto ‘Cultura de Dentro’, porque retrata a cultura que envolve a família e a vizinhança. E ele, sendo um artista que sempre trabalhou sem patrocínio, pode contar com o apoio muito forte da família”, disse Aldo Moraes.

O artista plástico José Maria Frutuoso é autodidata e produziu seus primeiros trabalhos em 1978. Desde então, participou de mais de 60 exposições coletivas. Em 1993, participou de “Arte Brasil em Coimbra” e “Pintores dos Países Lusos na Universidade do Porto”, ambas em Portugal. Foi premiado em 1986, 87 e 89 na I, II e IV Mostra Zumbi dos Palmares em Londrina recebendo, respectivamente, os prêmios aquisição, estímulo e sala especial.

É o quarto artista homenageado pelo Projeto “Cultura de Dentro”, iniciativa do prefeito Barbosa Neto, por meio da Secretaria de CulturaJosé Frutuoso participa de Salões de Arte desde 1984, destacando-se sua participação no “28º Salão de Artes Plásticas Para Novos em Toledo e no 14º Salão de Artes Plásticas de Jacarezinho, ambos no Paraná. Também ilustrou os livros de poesias “A porta da frente” de Luiz Mello Santos e “Preciso dar um jeito na vida” de Márcio Américo. Traços fortes e delicados fazem parte do estilo do artista.

O artista agradeceu a homenagem e disse que gestos de reconhecimento como este enaltecem o trabalho do artista plástico, principalmente, porque o prêmio envolve a família, que em seu caso sempre foi a principal patrocinadora.

Para o prefeito, homenagens prestadas aos diversos profissionais criam novas referências às crianças e aos jovens. “As crianças precisam de pessoas para se espelhar e buscar uma profissão e o José Frutuoso é uma destas”, afirmou Barbosa Neto.

O projeto “Cultura de Dentro” visa homenagear os familiares de artistas que compõem o cenário cultural londrinense. Semanalmente, pais, mães e familiares de artistas reconhecidos que divulgam a cidade no Brasil e no mundo, receberão diplomas de reconhecimento.

Na primeira edição, semana passada, foram homenageados os músicos Celso Macário, Lino Macário, e a mãe, Antonia de Carvalho Macário. Também foi homenageado o artista plástico Agenor Evangelista e sua mãe, Júlia Palmeira Evangelista Santos. O outro homenageado foi o cantor Ivo Pessoa e sua mãe Maria Luíza Menezes Pessoa.

Fotos: Vivian Honorato

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos