Destaques

Barbosa Neto sanciona lei do Disque-Idoso

Central de atendimento servirá como disque-denúncia e prestadora de informações relacionadas a idosos

Central de atendimento servirá como disque-denúncia e prestadora de informações relacionadas a idosos

O prefeito Barbosa Neto sancionou hoje (14) a lei 11.626, de autoria do vereador Rodrigo Gouveia, referente ao Disque-Idoso. A sanção foi realizada celebrando o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. A Secretaria do Idoso promoveu um ciclo de palestras com a temática “Violência contra a pessoa idosa: uma preocupação de todos”, no auditório do SESC, na rua Fernando de Noronha, 264. Cerca de 200 pessoas participaram do evento.

Com a lei entrando em vigor, será disponibilizada a linha telefônica 165, criada pela Anatel, para receber denúncias de maus tratos e desrespeito contra idosos. O Disque-Idoso garante sigilo absoluto, preservando integralmente o anonimato. Além de denúncias, o telefone também servirá para o relato de desaparecimentos, situações de perigos e prestação de informações relacionadas ao direito dos idosos.

Central de atendimento servirá como disque-denúncia e prestadora de informações relacionadas a idososO prefeito Barbosa Neto acredita que a nova linha é um grande meio de combate a violência contra idosos. “Os números são assustadores. Só esse ano já recebemos 907 denúncias. Precisamos diminuir essa marca. O lançamento desse projeto é uma iniciativa nesse sentido, porém é preciso a participação popular para que o Disque-Idoso dê certo.”

A secretária do Idoso, Altina Gouvea, reforça o pensamento do prefeito. “É só por meio da divulgação do número 165 e das ligações da população que teremos um combate à violência contra a pessoa idosa mais efetivo. É importante lembrar que a ligação é gratuita e o anonimato é garantido. O cidadão não precisa ter medo de denunciar.”

Geraldo Leme Ferreira tem 67 anos e é aposentado. Ele vê o novo serviço como uma ação necessária. “O idoso precisa ser tratado com respeito. Esse tratamento novo é uma coisa diferente. Um meio de comunicação direto desse é muito importante. O idoso merece e precisa de um serviço como este.”

Fotos: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos