Parceria promove a construção de casas no jardim Campos Verdes
A Cohab-Ld em parceria com a Prefeitura de Cambé irá construir casas no local, uma área muito carente que começou como uma invasão
A Prefeitura de Londrina, por meio da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-Ld), em parceria com a Prefeitura de Cambé e a Caixa Econômica Federal, com recursos do Ministério das Cidades, irão construir 270 casas no jardim Campos Verdes.
A obra teve inicio hoje (14) e foi anunciada pelo prefeito Barbosa Neto, durante a coletiva semanal, na Escola Municipal Noêmia Malanga.
O loteamento cedido para a construção do empreendimento, localizado no município de Cambé, é de propriedade da Cohab-Ld. O prefeito Barbosa Neto destacou que a obra é um acontecimento muito bom para os dois municípios.
O presidente da Cohab, Marcelo Cortez, explicou que devido ao terreno pertencer a área de Cambé, quem teria que pleitear recursos para a obra era o município vizinho. “O prefeito Barbosa Neto conversou com o prefeito de Cambé, João Pavinato, que conseguiu os recursos para a infraestrutura e a construção das residências com ajuda do projeto que foi elaborado com a colaboração da Cohab”, afirmou.
A empresa que se encarregará das obras é a Terra Nova Engenharia, escolhida através de um processo licitatório da modalidade de chamamento. O valor do investimento está orçado em cerca de R$14 milhões. Recurso que engloba o programa Minha Casa Minha Vida e o Fundo Nacional de Habitação e Interesse Social (FNHIS) 2010 da Prefeitura de Cambé, que no momento está executando as obras de infraestrutura, como asfalto, galerias, águas pluviais e a Sanepar se encarregará de construir o esgoto no local.
As famílias que habitarão nas casas, já moram no loteamento, que antes era uma ocupação irregular. A obra que iniciou hoje será feita por etapas. Em principio, a construtora começará a construir em terrenos vazios, para alocar primeiro as pessoas que vivem em casas com situação mais precárias. Com a desocupação dos terrenos em que se localizam esses domicílios, serão construídas novas habitações. As casas seguem o mesmo padrão das residências do Minha Casa Minha Vida, que tem em 35 m2 com dois quartos, um banheiro e uma sala conjugada com a cozinha.
Segundo Cortez, o Jardim Campos Verdes e o Conjunto Habitacional João Turquino, que pertence a Londrina, eram divididos apenas por uma rua. Moradores do bairro da cidade vizinha utilizavam serviços da Unidade Básica de Saúde do Jardim Maracanã e crianças, inclusive, estudam na Escola Municipal Noemia Alaver Garcia Malanga, de Londrina.
A obra é uma grande conquista para a comunidade que habita o local. É um projeto de desfavelamento, que irá beneficiar famílias que vivem em condições precárias. A Cohab-Ld já fez esse tipo de trabalho em alguns bairros de Londrina, como no Conjunto Habitacional João Turquino, Jardim Maracanã região sul e no Jardim Primavera, zona norte. A previsão é que construção seja concluída dentro de 11 meses.
Fotos: Vivian Honorato