Região leste ganha espaço de atendimento da Assistência Social
No local serão oferecidos diversos serviços relacionados à proteção social básica e especial
Na manhã hoje (18), o prefeito Barbosa Neto inaugurou o primeiro espaço para a atuação em conjunto de serviços da Secretaria Municipal de Assistência Social. O local de funcionamento é na antiga Unidade Básica de Saúde do conjunto Mister Thomas, na rua Itália Choucino, 75. O atendimento será realizado das 8h às 17h e o custo da obra foi de R$ 10 mil.
Este é o primeiro espaço que integrará serviços da Assistência Social. Será realizado o atendimento de proteção social básica e especial. O atendimento básico consiste na porta de entrada para a Assistência Social, são serviços preventivos, de acompanhamento, geralmente, direcionados a famílias que recebem algum tipo de transferência de renda, como o Bolsa Família. Já o atendimento especial atende vítimas de violação direta, como violência familiar e doméstica.
A secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Marçal Micali, explicou que a criação do centro de serviços integrados foi possível através da união de esforços de diversos profissionais. Além disso, Micali lembrou as melhorias que a área vem recebendo desde o início da gestão Barbosa Neto. Para ela, a municipalização dos serviços, o organização de serviços de proteção social básica, a contratação de funcionários e o aumento de repasses financeiros à Assistência Social vêm contribuindo para a melhora no atendimento de crianças, adolescentes e cidadãos que necessitam dos programas sociais.
As equipes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), Projeto Viva Vida e Economia Solidária vão prestar atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social da região leste de Londrina. Os programas terão um sistema de revezamento para atender a população. São dez salas disponibilizadas para receber as pessoas que buscarem o serviço. Cerca de 80 pessoas devem ser atendidas no primeiro momento.
A diretora de Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência, Maria Inês Louro, disse que com a união de todos os programas no mesmo espaço, a população terá um acesso mais fácil aos serviços de assistência, já que não precisará se deslocar por vários locais. “É uma grande conquista para o município, porque facilita o acesso da população aos trabalhos dos CRAS, CREAS, Viva Vida e do Economia Solidária”, destacou.
O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, parabenizou a equipe da Assistência Social e afirmou que o espaço inaugurado é um avanço na integração das políticas públicas. “É mais uma conquista para a população da zona leste que já recebeu a UBS Pastor Renato Lemes, com 400 metros quadros, a horta comunitária, a academia ao ar livre e vai contar com parquinho para as crianças e campo de futebol suíço”, disse o prefeito.
Fotos: Vivian Honorato