Londrinense Júlia Ribeiro é a nova recordista paranaense de atletismo
Atleta quebrou marca anterior que já durava 18 anos nos 400 metros rasos, e agora se prepara para novos desafios
A atleta Júlia Ribeiro, do Colégio Ética, integrante do time Londrina/FEL/IPEC, é a nova recordista da prova de 400 metros rasos do Campeonato Paranaense Sub-18 de Atletismo, que teve sua 49ª edição realizada no último fim de semana em Cascavel.
O ouro e o recorde da prova veio neste torneio, com nova marca atingida pela atleta londrinense, de 55 segundos e 35 centésimos, sendo que o recorde anterior, que já durava 18 anos, era de 55 segundos e 44 centésimos. Ela foi eleita a melhor atleta entre as mulheres neste Paranaense, e, além da nova marca nos 400 metros rasos, também foi ouro nos 200 metros e na prova de revezamento 4×400 metros misto.
Neste ano, Júlia lidera o ranking nacional sub-18 e sub-20 dos 400 metros rasos, prova que ela venceu nos Jogos Sul-Americanos Sub-18 com a seleção brasileira e no Campeonato Brasileiro Sub-20.
Júlia contou que agora a expectativa é buscar evoluir ainda mais. “Estou muito feliz e entusiasmada com essa conquista, fruto de muito treino e muita persistência. Só tenho a agradecer ao meu técnico Gilberto Miranda por todo o trabalho feito”, disse.
O treinador de Julia, Gilberto Miranda, contou que a quebra desse recorde é a comprovação do grande ano que Julia atravessa, pois ela já vinha tendo grandes resultados. “Todas essas conquistas da Júlia e de outros atletas é a coroação de muito trabalho, e também da soma de esforços do Instituto Paranaense de Esportes e Cultura (IPEC), Projeto Londrina Atletismo, FEL, Prefeitura, Colégio Ética e todos os parceiros do projeto””, avaliou.
De acordo com o presidente da FEL, Marcelo Oguido, o atletismo é uma das modalidades apoiadas pela Fundação que mais tem se destacado. “São atletas de excelente qualidade”, apontou. Oguido ressaltou que a modalidade tem trazido premiações em diversos campeonatos estaduais, trazendo orgulho à FEL. “É muito bom ver o retorno desses investimentos”, comentou.
Julia faz parte do Projeto Londrina Atletismo, que tem parceria com a FEL, há pouco mais de quatro anos. Ela teve a sua primeira convocação para a Seleção Brasileira de Atletismo em 2021, e atualmente já coleciona títulos como campeã Brasileira Sub-20 (400 metros e Revezamento 4 x 400 metros); campeã Sul Americana da Juventude (400 metros e Revezamento 4 x 400 metros) – Rosário/Argentina; vice Campeã Mundial Escolar (400 metros) – Normandia/França; campeã Mundial Escolar (Revezamento Medley) – Normandia/França.
A atleta afirmou que os treinos continuam. “Estou cada vez mais animada para as próximas competições”, revelou.
O treinador ressaltou que o novo recorde mostra também que o modelo esportivo aplicado em Londrina é um modelo que, com ajustes, pode ter muito sucesso. A atleta está convocada para o Campeonato Mundial de Atletismo Sub-20 em Cali, na Colômbia, em agosto, e depois vai participar do Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-18 em Bragança Paulista (SP) entre os dias 21 e 23 de agosto.
“Estamos trabalhando em busca de classificações para competições internacionais e de uma boa colocação no ranking mundial de Atletismo Sub-18”, afirmou Miranda. “Em termos de futuro, miramos transformá-la numa atleta olímpica”, concluiu.
Texto: Débora Mantovani, sob supervisão do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina