FEL promove quarta edição do Projeto Estações neste domingo (17)
“Doe Agasalho, Doe Amor” é o tema da vez do evento, que será no Jardim Sabará; roupas e sapatos doados ajudarão entidades assistenciais

A Prefeitura de Londrina promove, neste domingo (17), das 14h às 18h, a quarta edição do Projeto Estações – Movimenta Londrina, coordenado pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL). Desta vez, o tema é “Doe Agasalho, Doe Amor”, e o objetivo é arrecadar roupas e sapatos, especialmente agasalhos, que serão encaminhados para as entidades assistenciais parceiras das secretarias do Idoso e de Assistência Social, assim como dos demais serviços municipais que estarão presentes oferecendo atendimentos à comunidade. A associação de moradores do Jardim Sabará também participará das atividades.
O evento será na Rua Duarte Coelho, no Jardim Sabará (região Oeste), e terá programações esportivas e musicais, brincadeiras, cama elástica e outras atividades de recreação para as crianças. Haverá também pipoca e algodão doce.
“É muito importante levar o esporte e lazer para comunidades de todas as regiões”, afirmou o presidente da FEL Marcelo Oguido. Segundo Oguido, desde a primeira edição do projeto, em março de 2022, cada edição teve foco em temáticas diferentes, sempre com o objetivo de levar os serviços da Prefeitura e o incentivo à prática esportiva às diferentes regiões de Londrina. Desta vez, a comunidade é incentivada a trazer roupas e sapatos para doação, com foco especial nos agasalhos.
Será feito também o sorteio de brindes ao longo do evento, com prêmios como squeezes (garrafinhas d’água) personalizadas para os participantes. São esperadas em torno de 3 a 4 mil pessoas no evento. “Em cada edição, tem aumentado o número de participantes”, informou Oguido. O presidente da FEL acredita que o contato com o esporte, proporcionado às comunidades por meio do evento, mostra a importância da atividade física. “É muito importante para incentivá-los a desenvolver a prática de esportes e continuar se exercitando”, afirmou.
Durante o evento, a população poderá assistir e participar de dinâmicas esportivas, aulões de dança e assistir a apresentações. A programação de palco começará às 14h30, com um aulão do grupo Hop Kangoo, que demonstrará a modalidade esportiva Kangoo Jump, em que os participantes usam botas com molas que amortecem o impacto dos saltos sobre as articulações.
Para as 15h15, está programada a apresentação do grupo de ginástica rítmica GR Acethac, seguidos às 15h45 por um aulão de dança ministrado por Janaina Amarante e Carol Macário. Para as 16h30, está marcada uma apresentação de Taekwondo da Academia Madureira e, finalizando a programação de palco, às 17h será a apresentação do grupo Samba Origem.
Oguido ressaltou, também, a importância de levar os serviços municipais às diferentes regiões. “Muitas vezes, as pessoas da comunidade têm dificuldade de sair e utilizar os serviços da Prefeitura, como fazer uma atualização de cadastro, por exemplo”, destacou. O Projeto Estações oferece a oportunidade de colocar também estas questões em dia.
Serviços – Ao longo do evento estarão presentes, oferecendo orientações e atendimento à população, diversos serviços e secretarias municipais. A equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estará fornecendo orientações sobre endemias como a dengue; a Sema (Secretaria Municipal do Ambiente) trará serviços de Educação Ambiental, enquanto a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) oferecerá atividades de Educação de Trânsito. Estarão no evento, também, equipes das secretarias municipais de Políticas para as Mulheres, do Idoso e de Assistência Social, todas divulgando os serviços que realizam, e também equipes da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab) e da FEL.
Edições Anteriores – A estreia do Projeto Estações – Movimenta Londrina, em março deste ano, foi no Lago Norte, e teve como foco o tema “Mulher”, em alusão às ações do Mês das Mulheres, comemorado em março. A segunda, com o tema “Trabalhadores”, foi realizada em maio no Conjunto Cafezal (região Sul), e a terceira, na Praça Nishinomiya, em junho, abordou o assunto “Meio Ambiente”. Em todas as edições, foram oferecidos também os diversos serviços da PML.
Texto: Débora Mantovani, sob supervisão do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina