Encontro Nacional de Composição Musical inicia neste sábado (16)
Evento acontecerá durante três dias, neste final de semana, com objetivo de refletir sobre as diversas faces da composição presentes no cenário brasileiro

A 6ª edição do Encontro Nacional de Composição Música (EnCOM) terá início neste sábado (16), com o tema “Composição musical: corroendo as fronteiras estéticas”. O evento faz parte da programação pedagógica do Festival Internacional de Música de Londrina (FIML). Serão três dias de programação, cujo objetivo é refletir sobre as diversas faces da composição presentes no cenário brasileiro.
A iniciativa é voltada para pesquisadores, estudantes, profissionais e interessados na área de composição musical, e tem como proposta discutir sobre concepções e práticas de composição musical e improvisação musical. As inscrições já estão encerradas. No sábado (16) e no domingo (17), o encontro acontecerá a partir das 9h, no Cultural Hall, que fica na Rua Professor João Cândido, 1.156, Centro. Na segunda-feira (18), último dia, o início também será às 9h, desta vez no Colégio Hugo Simas, localizado na Rua Pio XII, 195, Centro.
No primeiro dia do encontro, após a abertura às 9h, haverá uma mesa redonda que discutirá a temática “Improvisação musical – aspectos poéticos e analíticos”, às 9h30. A atividade contará com a participação do compositor brasileiro Pereira da Viola e do professor Tabajara Belo, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com mediação do professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), André Siqueira.

À tarde, a partir das 14h, acontecerá uma Roda de Conversa, também com Pereira da Viola e com a compositora, instrumentista e professora de canto de Cuiabá, Estela Ceregatti. No final do dia, a programação do primeiro do EnCOM terminará com o recital Mão de onze Coletivo de livre improvisação contemporânea, com o professor Fábio Furlanette.
O 6º EnCOM é uma realização do curso de Música da UEL em conjunto com o Festival Internacional de Música de Londrina. O evento ressalta a importância da composição, improvisação e performance para a valorização da música brasileira em todos as esferas culturais. Dessa forma, pretende constituir um espaço de trocas, diálogos e provocações de novas ideias, experiências e conhecimentos, que possam contribuir para a pesquisa e a prática da composição musical de maneira significativa, para profissionais, estudantes e demais interessados na área.
Confira a programação completa
16 de julho (Cultural Hall)
9h – Abertura
9h30 – Mesa redonda “Improvisação musical – aspectos poéticos e analíticos.”
Convidados: Pereira da Viola e Prof. Dr. Tabajara Belo (UFOP)
Mediação: Prof. Dr. André Siqueira (UEL)
14h – Roda de conversa com Pereira da Viola e Estela Ceregatti
18h30 – Recital: Mão de onze Coletivo de livre improvisação contemporânea
Prof. Dr. Fábio Furlanette (UEL)
17 de julho (Colégio Hugo Simas)
9h – Mesa redonda “O compositor hoje – composição e produção musical”
Convidados: Edson Natale e Estela Ceregatti
Mediação: Prof. Dr. João Victor Bota (UEL)
14h – Roda de conversa com Edson Natale e Prof. Me. Rodrigo Lima
18h30 – Recital: 10 Estudos para improvisação multi-textural com o Prof. Dr. Tabajara Belo (UFOP)
18 de julho (Cultural Hall)
9h – Mesa redonda “Ensino de composição – processos formais e intuitivos”
Convidados: Profa. Dra. Denise Garcia (UNICAMP) e Prof. Me. Rodrigo Lima (EMESP)
Mediação: Prof. Me. Mário Loureiro (UEL)
14h – Oficina de composição com Profa. Dra. Denise Garcia
Workshop “Violão e processos criativos” Prof. Dr. Tabajara Belo (UFOP)
19h – Aula-show de lançamento do livro “Música e Poesia em canções para crianças”, com apresentação das canções do álbum Bichos, Cores e Outros Amores, com a Profa. Dra. Helena Loureiro
Clique aqui para acessar o site do Festival Internacional de Música de Londrina, que possui todas as informações sobre o Encontro Nacional de Composição Música. O FIML é promovido pela Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, do Governo do Estado do Paraná; Secretaria Municipal da Cultura, da Prefeitura do Município de Londrina; Casa de Cultura, da Universidade Estadual de Londrina, e Associação de Amigos do FML.