Sejuf e Secretaria da Mulher realizam fórum sobre violência contra a mulher
Atividade faz parte das ações em prol do dia 22 de julho, Dia Estadual de Combate ao Feminicídio; estão abertas 200 vagas para profissionais dos 20 municípios integrantes do escritório regional da Sejuf de Londrina

Na próxima quarta-feira (20), às 9h, o Município de Londrina vai sediar o Fórum Regional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. A atividade será na sede do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), que fica na Rodovia Celso Garcia Cid, km 375, no Conjunto Ernani Moura Lima II (antigo Iapar).
O encontro tem como objetivo discutir e fortalecer as políticas públicas, os órgãos e os serviços voltados para o atendimento das mulheres e meninas que se encontram em situação de violência, além de sensibilizar a população para o assunto. “Um dos nossos principais objetivos é instrumentalizar os municípios para o atendimento à mulher e para o enfrentamento à violência contra as mulheres, em especial, nos municípios de pequeno porte, que são aqueles com até 20 mil habitantes. Estamos orientando para que o servidor que se inscrever seja aquele que já atende ou atua no enfrentamento da violência contra a mulher”, explicou a organizadora do Fórum, a assistente social do escritório regional da Sejuf, Neuzeli Stoeberl Bertolla.
Para isso, o evento terá reuniões mensais, iniciando em julho e prosseguindo até novembro deste ano. Até o momento, estão confirmados encontros nas seguintes datas: 17 de agosto, 21 de setembro, 19 de outubro e 16 de novembro. O público-alvo são os servidores das áreas de assistência social, saúde e segurança pública das secretarias municipais da Mulher, dos conselhos municipais da Mulher, dos conselhos tutelares, do Tribunal de Justiça do Paraná e do Ministério Público do Paraná atuantes nos 20 municípios integrantes da Regional da Sejuf. Ao todo, estão abertas 200 vagas para esses profissionais, sendo, a princípio, sete por cidade.
Para debater o assunto, o fórum contará com a presença de profissionais vinculados às políticas públicas dos 20 municípios, como os representantes estaduais, de universidades, pesquisadores, integrantes de movimentos sociais e outros. “Com o fórum, pretendemos instrumentalizar os municípios para o atendimento e no enfrentamento à violência contra as mulheres e, ainda, é um momento para discutirmos com vários entes o atendimento à mulher nos seus vários contextos de vida. Neste sentido, objetivamos trabalhar a prevenção à violência não apenas enquanto promoção, mas também qualificando e debatendo a política pública como forma de oferta da proteção integral às mulheres, seja na assistência social, na saúde, como também na segurança, nos direitos humanos e demais áreas participantes”, completou Bertolla.
Para a responsável pelas Ações e Programas do Governo do Estado do Paraná, Deise Tokano, é necessário fortalecer as políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher para além dos órgãos e instituições diretamente envolvidos no combate a essa violência. Isso porque essa situação é multifatorial, perpassando diversas políticas públicas e setores da sociedade. “Já havíamos pensado esse fórum durante a pandemia, para discutir e fortalecer as políticas públicas nos órgãos públicos e sensibilizar a população sobre o assunto, porque essa é nossa função enquanto gestores públicos e esperamos que ele seja permanente e constante. Aqui em Londrina, nossa grande parceira é a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, que é muito bem estruturada e que nos apoia em todas as ações”, disse Tokano.
Os municípios que compõem a regional do Sejuf são: Londrina, Alvorada do Sul, Assaí, Bela Vista do Paraíso, Cafeara, Cambé, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Ibiporã, Jaguapitã, Lupionópolis, Miraselva, Pitangueiras, Porecatu, Prado Ferreira, Primeiro De Maio, Rolândia, Sertanópolis e Tamarana. O Fórum Regional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher é uma realização do escritório regional da Secretaria Estadual da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) de Londrina e conta com parceria da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres de Londrina (SMPM). “A atividade faz parte das ações em prol do dia 22 de julho, que visa conscientizar a população sobre a importância do combate a todos os tipos de violência, como a agressão física, psicológica, moral, patrimonial e sexual. Como Londrina conta com uma secretaria e uma Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher estruturadas, acreditamos que podemos contribuir nos debates com outros municípios da região e assim avançarmos no desenvolvimento de políticas públicas para as mulheres”, afirmou a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Rosangela Portella Teruel.
O Dia Estadual de Combate ao Feminicídio foi instituído no Paraná em memória ao feminicídio da advogada Tatiana Spitzner, ocorrido em Guarapuava, em 2018. Além dessa data oficial, em Londrina, há a Semana de Conscientização sobre os Direitos Humanos das Mulheres e o Combate ao Feminicídio, que vai de 22 a 29 de julho. Essa semana transformou-se em norma legal no dia 21 de outubro de 2019, quando o prefeito Marcelo Belinati sancionou a Lei Municipal nº 12.939.