Cidadão

Museu Histórico reforma vagões com recursos do Promic

Carros ferroviários estão estacionados desde 1998 na instituição; peças estão abertas para visitação

Museu Histórico de LondrinaO Museu Histórico Padre Carlos Weiss reformou os dois carros ferroviários que ficam em exposição no pátio da instituição. Os vagões foram recuperados por meio do Projeto Memória Ferroviária de Londrina, feito pela Associação de Amigos do Museu, com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Os carros circulavam pelo Estado transportando passageiros durante décadas. Passavam pelos trilhos onde hoje fica a sede do Museu Histórico. Os dois vagões são considerados raros, um deles transportava a 1ª e a 2ª classe de passageiros enquanto o outro era o carro pagador. Eles estão estacionados desde 1998 sobre os trilhos da desativada Estação Ferroviária de Londrina.

A diretora do Museu, Regina Alegro, destacou a importância cultural dos vagões. “Esses carro circulavam pelo Paraná, faziam as linhas Londrina-Curitiba, Londrina-Maringá, todo Estado. Sua função hoje é de nos fazer lembrar, reviver o passado. Eles provocam emoções, são cheios de sentimentos e de informação, ricos em detalhes.”

Os trabalhos de restauração foram coordenados pelo servidor da Universidade Estadual de Londrina, Amilton Batista Cardoso. Muitas peças foram recuperadas, mas outras tiveram de ser totalmente reconstruídas. Acadêmicos do curso de arquitetura e desenho industrial fizeram todo um trabalho de pesquisa iconográfica e documental para desenhar as peças que precisavam ser refeitas.

Hoje e amanhã o Museu está recebendo alunos da rede municipal de ensino. Uma programação artística foi montada para entreter as crianças. O Museu Histórico Padre Carlos Weiss fica aberto à visitação de terça a quinta-feira, das 9h às 11h30 no período da manhã e das 14h30 às 17h30 no período da tarde.

No sábado funciona das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h. O Museu fica na rua Benjamim Constant, 300 (antiga Estação Ferroviária). A entrada para o passeio é gratuita.

Foto: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos