Cidadão

Cursos do Senac qualificam pacientes de hospitais psiquiátricos para nova profissão

Vinte mulheres atendidas pelos hospitais Vida e Nova Vida se formam nesta terça-feira (19), nos cursos de Maquiagem Social e Unhas Decoradas

Vinte pacientes atendidas pelos hospitais Vida e Nova Vida terão sua formatura em cursos profissionalizantes de Maquiagem Social e de Unhas Decoradas, nesta terça-feira (19), às 10h. Mantidos pela Associação de Amigos, Familiares e Doentes Mentais de Londrina (AFDM) e contratualizados com o Município de Londrina, o Hospital Vida e o Hospital Nova Vida promoveram os cursos por meio de uma parceria com o Senac-PR, responsável pela condução das aulas.

Foto: Divulgação

A formatura será realizada na sede da AFDM, localizada na Rua Universo, 92, Jardim Shangri-lá. No local, também fica situado o Hospital Vida, especializado em atendimento psiquiátrico.

As aulas do curso de Maquiagem Social ocorreram de 11 a 15 de julho, no período da manhã. Já o curso de Unhas Decoradas foi realizado de 4 a 8 de julho, também no período matutino. O intuito dessas atividades é contribuir para a reinserção social dos pacientes após a internação, seja por tratamento de dependência química ou outros transtornos mentais.

No total, a parceria com o Senac-PR viabilizou oito cursos de qualificação profissional, com uma carga horária que varia de 15 a 36 horas. São eles: Qualidade no Atendimento para Porteiro; Doces para festas; Preparo de Salgados; Maquiagem Social; Unhas Decoradas; Atendimento para Garçom; e Técnicas de Serviços de Supermercado.

Foto: Divulgação

Segundo o diretor-executivo do Hospital Vida, Felipe Urbanski, dentro da rotina da instituição foi possível perceber que a ressocialização do paciente, fora do ambiente hospitalar, é uma das grandes dificuldades a serem enfrentadas. “Vimos a possibilidade de auxiliar, ou tentar minimizar essa questão, trazendo cursos profissionalizantes para os nossos pacientes. Fomos em busca de parcerias e encontramos o Senac, que abriu as portas para nós de forma espetacular. Podemos dizer que é o único hospital do Paraná que oferece isso, oito cursos profissionalizantes aos pacientes, sejam homens ou mulheres, em tratamento por dependência química ou transtornos mentais de quadro leve”, destacou.

Nesta formatura de terça-feira (19), participam 20 pacientes que cursaram as aulas durante sua internação. “A ideia é ofertar esses cursos anualmente para nossos pacientes, contribuindo para o tratamento dessas doenças enquanto reinserimos essas pessoas na sociedade. Sabemos que o certificado do Senac é algo que vale muito para o mercado de trabalho”, acrescentou Urbanski.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos