Compaz e Londrina Pazeando promovem a IV Mostra Cultural Internacional da Bandeira da Paz
Aberto ao público, evento promove união pela paz por meio da cultura; programação é gratuita e conta com apresentações musicais de estilos diversos
Na próxima segunda-feira (25), o Conselho Municipal de Cultura de Paz de Londrina (Compaz) e a ONG Londrina Pazeando promovem a IV Mostra Cultural Internacional da Bandeira da Paz. O evento celebra o Dia Internacional da Bandeira da Paz, data que destaca o papel da arte na busca por uma cultura mundial regida pela não-violência. A comemoração será no auditório do Centro de Pastoral, espaço cedido pela Cáritas Arquidiocesana de Londrina, na Rua Dom Bosco, nº 145, das 19h30 às 21h30. A entrada é gratuita e aberta a todo o público, sem necessidade de inscrição.
Segundo o secretário do Compaz e gestor da Londrina Pazeando, Luis Cláudio Galhardi, a Cultura de Paz é um movimento que busca a desconstrução da atual cultura de violência. “Para mudar essa cultura, é necessário aprendermos a resolver os conflitos de maneira não-violenta. O Dia da Bandeira da Paz propõe que essa união seja buscada através das artes”, afirmou.
Galhardi ressaltou a importância do movimento no atual cenário de polarização e guerras. “É necessário olharmos para as pessoas com respeito, e isso é um aprendizado. Mesmo quando não concordamos com as opiniões dos outros, precisamos manter o respeito”, frisou.
De acordo com o representante da Secretaria Municipal de Cultura no Compaz, Charleston Luiz da Silva, o dia 25 de julho marca o início de um novo ciclo para os ativistas pela paz e pela não-violência. “É como se fosse um ano novo para os pacifistas”, disse. A data celebra a Bandeira da Paz, criada em 1935 pelo russo Nicholas Roerich, que acreditava no poder das artes para unificar os povos pela paz.
Programação Internacional – A programação inclui apresentações artísticas, com recepção às 19h30 com o Hino Nacional em Tupi Guarani. A seguir, entrará o Coral Unicanto, regido pelo Maestro José Mário Tomal. Depois disso, será apresentada a Bandeira da Paz e seus objetivos, seguida por uma apresentação do Cacique Paiakan Gadje Uvupuhu Diloy, da etnia Tupi Guarani.
Haverá uma introdução do Londrina Pazeando sobre a Cultura de Paz, seguida pelo grupo Hikari, com a dança japonesa de Bon Odori. Em seguida, se apresenta o ativista Lino Azevedo Jr. do Movimento Internacional pela Cultura da Paz, seguido pelo cantor e compositor Tinho Lemos. Posteriormente, será a vez do Duo de canto e piano formado por Marcela Escobar e Luiz Fernando Figueiredo, concluindo as mostras artísticas da noite, e encerrando às 21h30.
Conforme o representante da Secretaria Municipal de Cultura no Compaz, Charleston Luiz da Silva, por ser uma data comemorada internacionalmente, o evento será celebrado junto a outros países de forma on-line. “Além das 270 pessoas que cabem no Centro de Pastoral, haverá vídeos e mensagens de organizações de outros países que também promovem a cultura de paz”, contou.
O evento será transmitido também pelo canal do YouTube da Mídia de Paz Paraná ( https://www.youtube.com/channel/UCQzfDxa6ngYwqFFtIn9gOLA/videos), e será comemorado, além de Londrina, ao mesmo tempo também em cidades do México (Morelia), Portugal (Valengo e Matosinhos), Argentina (Palmira e Buenos Aires) e na Suíça (Berna), além das cidades do estado de São Paulo de Campinas, Paulínia, Sumaré, São Paulo capital, Mogi Mirim, Praia Grande e Bragança Paulista; em Extrema (MG) e Salvador (BA) também.
Silva explicou que a paz é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil. “A paz mundial é uma das principais propostas da ONU, e o Dia Internacional da Bandeira da Paz é de extrema importância para lembrarmos disso”, ressaltou. A ideia é que até 2030, o Brasil tenha atingido os 17 objetivos, que incluem mudanças em prol do desenvolvimento, tanto no âmbito sociocultural, como pela preservação do meio ambiente.
A celebração é promovida pelo Compaz, pelo Londrina Pazeando e pelo Planeta Paz – Comunicação e Responsabilidade Social da cidade de Campinas. A iniciativa conta também com atividades apoiadas pela Prefeitura de Londrina por meio das secretarias municipais. “As escolas, por meio da Secretaria de Educação, promovem a participação dos alunos na Semana da Paz (em setembro) por meio de trabalhos e textos junto ao Projeto Vida, que os ensina sobre a cultura de paz”, informou Silva.
Os demais apoiadores e participantes da iniciativa são: Centro de Pastoral Jesus Bom Pastor; Cacique Paiakan; Capítulo Londrina da Ordem Demolay; Clube Aventureiros do Amanhecer; Clube de Desbravadores; Coral Unicanto; Duo Canto e Piano; Grupo Hikari; Tinho Lemos; Tropa Escoteira Orion.