Guarda Municipal atendeu dois casos de flagrante violência doméstica no domingo
Os suspeitos foram presos e encaminhados para delegacia de plantão pelas equipes da Patrulha Maria da Penha
A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal (GM) de Londrina, divulga os principais atendimentos e ocorrências atendidas pela instituição durante o último final de semana, entre os dias 22 e 24 de julho.
A Guarda Municipal de Londrina foi acionada no começo da tarde de domingo (24) para atender uma denúncia em uma residência localizada no Conjunto Maria Cecília, zona norte. A vítima informou que havia acabado de sofrer agressão física por parte do ex-companheiro dentro da sua própria casa.
A central da GM enviou imediatamente a viatura mais próxima para fazer o atendimento. No local, o suspeito foi encontrado e recebeu voz de abordagem. A vítima conversou com os guardas municipais e disse que recebeu várias ameaças e xingamentos após ter ligado pedindo socorro. Diante dos fatos o suspeito recebeu voz de prisão e ambas as partes envolvidas foram levadas para delegacia de plantão.
Por volta das 20h30 de ontem (24), a Guarda Municipal prendeu em flagrante outro homem suspeito por agredir fisicamente a esposa em outra residência localizada na zona norte da cidade após receber um pedido de socorro através da central de emergência 153.
Ao chegar no endereço os guardas municipais conversaram com a vítima que estava com vários sinais de agressão. O suspeito foi localizado no interior da casa e recebeu voz de prisão em flagrante pelo crime. Diante dos fatos ele foi levado para delegacia de plantão, junto com a vítima que prestou depoimento e solicitou uma medida protetiva de urgência conforme orientação fornecida pela equipe da Patrulha Maria da Penha da GM.
A instituição reforça que tem dois canais para atendimento às mulheres vítimas de violência em todo município, inclusive na zona rural, que são o telefone de emergência 153 e o aplicativo 153 cidadão, disponível para qualquer celular. O serviço é gratuito e funciona 24 horas.

Na manhã de sexta (22) as equipes do setor operacional da GM, representando a Patrulha Maria da Penha, participaram de uma mobilização estadual de combate ao feminicídio. O ato aconteceu no calçadão de Londrina, em frente ao Ouro Verde, e teve a participação da Secretaria Municipal de Política para as Mulheres, Polícia Civil, Poder Judiciário, entre outras entidades.
Fiscalização em conjunto – No final de semana as equipes da Guarda Municipal participaram de várias ações integradas de fiscalização (Aifu) nas imediações da rua Paranaguá, rua Quintino Bocaiúva e Zerão. O trabalho aconteceu em conjunto com a Polícia Militar; Corpo de Bombeiros; Secretarias Municipais de Fazenda e do Ambiente; Vigilância Sanitária e Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).

Ao todo, 17 estabelecimentos foram alvos da fiscalização, e foram lavrados seis notificações e dois autos de autuação pelos fiscais da Fazenda municipal. Um bar localizado na rua Paranaguá recebeu um termo de constatação devido ao flagrante de som em volume excessivo.
Lei seca e fiscalização de trânsito – Ao final dos trabalhos, a GM lavrou 23 autos de infração da lei seca municipal para pessoas flagradas consumindo bebida alcoólica nas ruas após às 22h. Durante fiscalização de trânsito foram lavrados 16 autos de infração de trânsito e recolhidos oito veículos, sendo seis carros e duas motos por pendências nas documentações.
Demais ações – No fim de semana, as equipes da Guarda Municipal intensificaram o patrulhamento preventivo nas áreas de lazer, unidades de saúde, unidades escolares, conselho tutelar, capelas mortuárias, entre outros prédios da Prefeitura.




